A ludicidade na educação infantil: entrelaces no desenvolvimento e aprendizagem

Playfulness in earky childhood education: interlaces in development and learning

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Jataí
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Jataí
  • Laianny Marques Faria Universidade Federal de Jataí

Palavras-chave:

Ludicidade, Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil

Resumo

As brincadeiras, os brinquedos e os jogos são elementos peculiares do universo infantil e encontram-se interligados ao lúdico e ao mundo não só da criança, como também ao mundo do adulto. O presente estudo tem por objetivo analisar a ludicidade no trabalho pedagógico na Educação Infantil a promover a interação entre as crianças e o objeto de aprendizagem e, para fundamentar essa proposta, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, apoiada em autores como: Kishimoto (2011), Uizinga (1996), Brougère (2010), Vygotsky (1998), dentre outros. Concluiu-se que a ludicidade, além de favorecer a aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem, tem contribuído para a socialização, o aprendizado de regras e a construção do conhecimento, constituindo-se em uma importante ferramenta pedagógica.

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Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Educação. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Educação. Docente do PPGED da Universidade Federal de Uberlândia.

Laianny Marques Faria, Universidade Federal de Jataí

Graduanda em Pedagogia. Universidade Federal de Jataí.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

ORAMISIO SANTOS, Anderson; SARAMAGO DE OLIVEIRA, Guilherme; MARQUES FARIA, Laianny. A ludicidade na educação infantil: entrelaces no desenvolvimento e aprendizagem: Playfulness in earky childhood education: interlaces in development and learning. Aquila, [S. l.], n. 28, p. 089–104, 2023. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/294. Acesso em: 11 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre

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