Art A midiatização da política pela lógica do consumo

The mediatization of politics through the logic of consumption

  • Nelson Toledo Ferreira Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Política, mídia, consumo

Resumo

A proposta deste trabalho é refletir sobre a centralidade da mídia no cenário político contemporâneo,
tendo como eixo teórico as concepções de campo e habitus de Bourdieu. A constante e a crescente
intercessão entre os campos político e midiático apontam para uma provável naturalização de um fazer
político baseado na lógica de um processo cultural do consumo. Nesta perspectiva, a discussão pode
jogar luzes sobre análises do impacto desta midiatização da política na desmobilização, apatia e
descrédito dos cidadãos em relação a seus representantes, transformando-os em meros consumidores
dos produtos políticos e eleitorais, produzidos neste novo cenário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Toledo Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, atua em pesquisa sobre
Comunicação política, representação e minorias

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em
mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BOURDIEU, P. A Distinção: crítica social do julgamento. Tradução Daniela Kern e
Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
BARBERO, Jésus Martín. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e
hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
CARREIRÃO, Y. e KINZO, M.D. Partidos políticos, preferências partidárias e
decisão eleitoral no Brasil (1989/2002). Dados. Revista de Ciências Sociais, Rio de
Janeiro.
CORREIA, J.Carlos; FERREIRA, G. Baptista e SANTO, P.Espírito (orgs).
Conceitos de Comunicação Política. LabCom Books, 2010.
DALLARI, Dalmo de Abreu. O que é participação política? São Paulo:
Brasiliense, 1983.
DOUGLAS, MARY; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma
antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
FERNANDES, L.V. Os partidos brasileiros na perspectiva dos eleitores: mudanças e
continuidades na identificação partidária e na avaliação das principais legendas após
2002. Opinião Pública, Campinas, vol.13, nº 02, p.340-365, 2007.
GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa.
São Paulo: Paulus, 2004.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades
modernas; tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MANIN, Bernard. The principles of representative government. Cambridge,
Cambridge University Press, 1997.
MIGUEL, L. Felipe. Representação política em 3-D – elementos para uma teoria
ampliada da representação política. Revista Brasileira de Ciências Sociais - Vol.
18, nº 51. 2003
__________ Os meios de comunicação e a prática política. Lua Nova, São Paulo,
n.55-56, p. 155-184, 2002. Disponível em: 56/a07n5556.pdf>. Acesso em: 21 de junho 2012.
POPKIN, Samuel L. The reasoning voter: communication and persuasion in
presidencial campaing. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
SLATER, Don. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel, 2002
SOARES, M. César. Representações, jornalismo e a esfera pública democrática.
São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
Publicado
02-08-2021
Como Citar
TOLEDO, N. Art A midiatização da política pela lógica do consumo. Aquila, v. 1, n. 25, p. 103-114, 2 ago. 2021.
Seção
Artigos de Temática Livre