Ambulatório de nutrição na APAE-RIO: um relato de experiência de estágio no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista
Nutrition ambulatory at APAE-RIO: a report of internship experience in nutrition ambulatory specialized in care for children with intellectual disabilities and autistic spectrum disorder
Resumo
O estágio supervisionado é um importante momento de aprendizado para a formação do futuro profissional, pois visa aliar à prática aos aprendizados teóricos, desenvolver habilidades e competências. Durante o segundo semestre de 2024, foi realizado o Estágio Curricular Supervisionado em Nutrição Clínica da aluna Lílian Boaventura Fernandez Cuiñas junto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro (Apae-Rio). O objetivo deste trabalho foi de descrever a experiência vivida pela acadêmica, de forma a contribuir para a construção do conhecimento, além de apresentar as atividades desenvolvidas pelo ambulatório de Nutrição no Centro Multidisciplinar de Reabilitação (CMR) Intelectual e Autismo Lafayette Cortes da Apae-Rio. Desde o início do estágio em agosto até novembro de 2024, foram realizados 46 atendimentos de “primeira vez”, sendo excluídos os retornos. A seletividade alimentar foi uma queixa comum entre os cuidadores e foi identificado, através do Questionário de Frequência do Consumo alimentar, que 14% das crianças comiam uma variedade menor do que 10 alimentos diferentes. Por fim, o estágio no Centro Multidisciplinar de Reabilitação Intelectual e Autismo Lafayette Cortes na Apae-Rio oportunizou um aprendizado ímpar, alinhando a teoria da ciência da Nutrição com a prática de atenção à população neuroatípica. Foi possível romper com a fragmentalização da formação em saúde e vivenciar ações integralizadoras e multidisciplinares.
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