Art O papel da empresa, que fica apenas no papel: a definição das atividades não garante, necessariamente, engajamento

The role of the company, which remains on paper only: the definition of activities does not necessarily guarantee engagement

  • José Francisco Nogueira UVA
Palavras-chave: Papel da Empresa, Responsabilidade Socioambiental (RS), Ética, Engajamento

Resumo

Este estudo, desenvolvido com base em pesquisa de publicações científicas e realizado por método
dedutivo, tem o objetivo de rever o processo de implementação de sistemas e ferramentas propostos
como complementares ao exercício da Ética, como Governança, Responsabilidade Social,
Compliance, Sustentabilidade, frequentemente interrelacionados sob a ideia de uma Responsabilidade
Socioambiental da empresa. Embora essas implementações sejam cada vez mais disseminadas pelas
empresas, especialmente nas de médio e grande porte, uma pesquisa de envolvimento de
colaboradores nas empresas de grande porte2
concluiu que o conhecimento, a satisfação e o
engajamento dos colaboradores com relação ao papel da empresa são comparativamente
decepcionantes. Esse papel amplo da empresa exige um engajamento forte e duradouro, pois se trata
da perenização da própria instituição, A conclusão desse estudo é a de que o formato de decisão top
down, na definição de implementação desse processo abrangente de papel que implica em um modelo
de comportamento moral, deve ser substituído por uma proposição da cúpula diretiva de formação de
um grupo consistente de colaboradores com a missão de produzir uma análise fundamentada sobre
esse papel, em linha com as razões inerentes da sua existência e da sua sobrevivência.

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Biografia do Autor

José Francisco Nogueira, UVA

Doutor. Professor no curso de graduação em Administração da Universidade Veiga de Almeida.

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Publicado
02-08-2021
Como Citar
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Seção
Artigos de Temática Livre