Letramento matemático: dimensões pedagógicas para os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC
Elementary school to understand mathematical literacy as presented in the normative document of the BNCC, and how to literate the student mathematically
Palavras-chave:
Letramento matemático, Aprendizagem em Matemática, Ensino fundamentalResumo
O ensino de matemática representa um processo de inserção e de participação na cultura da matemática escrita, com o domínio e com as diversas práticas sociais. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o ensino de matemática, os conceitos matemáticos são descritos na forma textual, envolvendo relações matemáticas e linguísticas. A interpretação de conceitos matemáticos requer fundamentos de alfabetização na língua materna e na linguagem matemática. Nesse contexto de ensino de matemática, a leitura e a escrita matemática abrangem processos formativos de alfabetização e de letramento na língua materna. A pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica-documental, apoiada por teóricos que debatem o tema é abarcada pelos documentos oficiais (BNCC, PCN, OCDE/PISA). Os resultados convergem para aprofundamentos estudos para os professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de forma que compreendam o letramento matemático como está apresentado no documento normativo da BNCC, e como letrar o estudante matematicamente.
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