Letramento matemático: dimensões pedagógicas para os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC

Elementary school to understand mathematical literacy as presented in the normative document of the BNCC, and how to literate the student mathematically

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Jataí
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila Rezende Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Letramento matemático, Aprendizagem em Matemática, Ensino fundamental

Resumo

O ensino de matemática representa um processo de inserção e de participação na cultura da matemática escrita, com o domínio e com as diversas práticas sociais. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o ensino de matemática, os conceitos matemáticos são descritos na forma textual, envolvendo relações matemáticas e linguísticas. A interpretação de conceitos matemáticos requer fundamentos de alfabetização na língua materna e na linguagem matemática. Nesse contexto de ensino de matemática, a leitura e a escrita matemática abrangem processos formativos de alfabetização e de letramento na língua materna. A pesquisa de abordagem qualitativa, bibliográfica-documental, apoiada por teóricos que debatem o tema é abarcada pelos documentos oficiais (BNCC, PCN, OCDE/PISA). Os resultados convergem para aprofundamentos estudos para os professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental de forma que compreendam o letramento matemático como está apresentado no documento normativo da BNCC, e como letrar o estudante matematicamente.

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Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Jataí

PhD em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do Curso de Pedagogia
da Universidade Federal de Jataí – GO.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente do PPGED e do
Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia.

Camila Rezende Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente da rede municipal de ensino de Uberlândia. Tutora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

ORAMISIO SANTOS, Anderson; SARAMAGO DE OLIVEIRA, Guilherme; REZENDE OLIVEIRA, Camila. Letramento matemático: dimensões pedagógicas para os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC: Elementary school to understand mathematical literacy as presented in the normative document of the BNCC, and how to literate the student mathematically. Aquila, [S. l.], n. 27, p. 051–074, 2022. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/314. Acesso em: 11 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre

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