O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA AUTORES DA REVISTA AQUILA 

  1. Critérios Gerais 

Os originais deverão ser encaminhados via plataforma OJS, após cadastro de autor e, se for o caso, co-autor(es). Alé disso, uma cópia deve ser remetida por e-mail, como arquivo anexo, para [email protected] e [email protected] . A redação deve observar as seguintes orientações indicadas nos itens abaixo. 

É admitida a submissão de textos produzidos em coautoria, desde que os coautores pertençam a instituições distintas. O número máximo de coautores permitido é de 3, incluindo nesse número o autor principal. 

  1. Apresentação dos originais 

Serão aceitos textos em português, inglês ou espanhol. Os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman, corpo 12, formato A4, espaço entrelinhas 1,5 cm, justificado. Margens: 3 cm esquerda, 2,5 cm direita, 2,5 acima, 2,5 abaixo. 

Folha de rosto – Título no idioma de apresentação do texto (corpo 12, negrito). Título em inglês, para trabalhos apresentados em português ou espanhol (corpo 12). Nome do autor, seguido por nota de rodapé com símbolo especial (*) onde conste os créditos acadêmicos e profissionais (ex: professoar(a) na Universidade Veiga de Almeida; doutorando(a) no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida) e o endereço eletrônico do autor. Em caso de co-autoria, o nome do co-autor também deve ser seguido por nota de rodapé com símbolo especial, nesse caso serão dois asteriscos (**); mais co-autores, observar o mesmo padrão. 

Folha de resumo – Resumo em fonte Times New Roman, corpo 10, no idioma de apresentação do texto (10 a 15 linhas); 3 a 5 palavras-chave no idioma de apresentação do texto. Abstract em inglês compatível com os textos em português ou espanhol. 

Texto – O corpo do texto (sem contar as folhas de rosto e de resumo) deverá conter de 10 a 15 laudas redigidas em Times New Roman 12, espaço 1,5 cm entrelinhas, justificado. 

Subtítulos: fonte Times New Roman, corpo 12, negrito, justificado, espaço simples, observar a alternância entre caracteres em maiúscula e minúscula. 

Epígrafe: fonte Times New Roman, corpo 10, itálico, alinhamento à direita, espaçamento simples. 

Padrão das notas de rodapé – o texto só deve apresentar notas de rodapé em casos indispensáveis, estas deverão ser indicadas por algarismos arábicos crescentes ao longo do texto com a utilização de programa automático do Word, em fonte Times New Roman, corpo 10, espaçamento simples. As referências bibliográficas deverão seguir o padrão indicado no item II. 

Comunicação de pesquisa – serão aceitas comunicações de pesquisas, finalizadas ou em andamento, desde que apresentadas no padrão de redação aqui estabelecido. 

Resenhas de livro – serão aceitas resenhas de livros publicados nos últimos dois anos. Digitação Times New Roman, corpo 12, formato A4, espaçamento entrelinhas 1,5 cm, deve apresentar título no idioma de apresentação do texto e em inglês (para textos em português e espanhol); referência completa do livro resenhado logo abaixo do título com número de páginas do livro; com mínimo 3 laudas. 

IIa. Referências e citações 

  1. a) A referência a autores deverá ser feita no corpo do texto, somente mencionando o sobrenome, acrescido do ano da obra e da página, se necessário for. 

Ex: (ARENDT, 1979, p. 35) 

  1. b) Em caso de autores cujo ano do texto ou da obra é importante, colocar o ano em que foi escrito o texto ou a obra, seguido do ano da edição utilizada. 

Ex: (FREUD, 1915/1974) 

  1. c) Caso haja coincidência de datas de um texto ou obra, distinguir com letra (1915a, 1915b), respeitando a ordem de entrada no artigo. 
  2. d) Em caso de compilação de textos de um mesmo autor em uma obra, colocar o ano do texto seguido do ano da edição da obra utilizada. 

Ex: (LACAN, 1946/1966) 

  1. e) Caso haja vários autores, todos deverão ser citados, usando-se “e” ou “&”. 

Ex: (LACOUE- LABARTHE & NANCY, 1984) 

  1. f) Em caso de citações textuais, entre aspas, deverá ser indicada a página. 

Ex: (QUINET, 2000, p. 28) 

  1. g) Citações textuais com menos de três linhas, entre aspas, deverão ser mantidas no corpo do texto. 
  2. h) Citações textuais com mais de três linhas deverão aparecer em destaque, sem aspas, margem esquerda recuada a 4 cm, entrelinhas com espaço simples, e digitadas em Times New Roman, corpo 10. 
  3. i) Citação secundária: trata-se da citação de um artigo discutido em outra obra consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Por exemplo: “Freud” (1927 apud Fuks, 1997, p. 122). Na seção de referências, citar apenas a obra consultada (no caso, Fuks, 1997). 
  4. j) Termos estrangeiros e títulos (de livros e periódicos) deverão ser escritos em itálico. 
  5. k) Imagens e ilustrações: Em caso de apresentação de imagens, tais como fotografias, desenhos e gráficos (estritamente necessários à argumentação), inserir diretamente no texto. Apresentar imagens de boa qualidade, resolução mínima de 300 dpi, com tamanho máximo de 100 mm x 150 mm, seja fotografia, gráfico ou desenho. As imagens originais devem ser enviadas em arquivo (PNG ou JPG) separado do texto, ainda que estejam inseridas no artigo. Se as imagens enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a autorização para reprodução. 

É de extrema importância que os autores, antes do envio dos originais, certifiquem-se de que fizeram as devidas referências às obras utilizadas em sua argumentação. O erro na apresentação das referências pode configurar plágio que, quando for identificado, implicará na exclusão dos textos submetidos do processo de avaliação. 

IIb. Referências 

As referências devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. A lista se guiará pela ordem cronológica dos textos, ou seja, as obras de um mesmo autor devem ser listadas segundo o ano de publicação das mesmas. 

Devem obedecer à seguinte ordem de itens: 

1) Livro: sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, título em negrito, cidade, editora e ano de publicação. Se for o caso, o ano em que o texto foi escrito poderá anteceder seu título, entre parênteses. 

Ex: BLOOMFIELD, L. Language. London: George Allen & Unwin, 1935. 

Ex: MEURER, J.L. & BALOCCO, A. E. A Linguística Sistêmico-Funcional no Brasil: interfaces, agenda e desafios. Anais do SILEL. Volume 1. Uberlândia: EDUFU, 2009. 

Ex: LACAN, J. (1968-1969) O Seminário livro 16, de um Outro ao outro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. 

2) Artigo de livro: sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, título do artigo, seguido de nome do coordenador, título do livro em negrito, cidade, editora e ano de publicação. 

Ex.: ECO, U., Definições léxicas. A Intolerância, Barret-Ducrocq, F. (org). Rio de Janeiro: BCD União de editoras, 2000. 

3) Capítulo ou parte de livro: sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, título da parte, seguido do título do livro em negrito, cidade, editora e ano de publicação. 

Ex: LACAN, J. (1946) Função e campo da palavra. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1966. 

4) Artigo de revista: sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, ano da edição entre parênteses, título do artigo (sem aspas), nome da revista em negrito, volume (v.), número (n.), cidade, editora, páginas (usar p. para o singular e o plural). 

Ex.: CASTRO, R. Notas sobre el Ruach o Gheist y el hombre Moisés. El delirio. Espectros Psiconálisis. N. 3. verano 1999. México: Candiani 

5) Dissertações de mestrado e de teses não publicadas: sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, título em negrito e subtítulo (sem ênfase), ano de defesa, número de folhas, tipo de trabalho, programa (entre parênteses), instituição, cidade. 

OLIVEIRA, C. B. de. Docentes da UFRJ: análise sobre o ensino superior no Brasil.1997. 124 f. Dissertação (Mestrado em educação)–Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 

6) Trabalhos não publicados 

ALLWRIGHT, D. Bringing Classroom Language Learning to Life. Texto não publicado, 2002. 

7) Documento eletrônico: sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, título do artigo, ano de publicação (entre parênteses), endereço eletrônico e data da consulta. 

Ex.: CHAPELLE, C. Some notes on Systemic-Functional Linguistics (1998). Disponível em: http://www.public.iastate.edu/~carolc/LING511/sfl.html. Acesso em 22 de Fevereiro de 2012. 

8) Artigo e/ou matéria de jornal: sobrenome em caixa alta, iniciais do autor, título do artigo ou matéria; nome do jornal em negrito. Cidade, data da publicação, caderno ou encarte, página. 

Ex.: NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 de junho de 2009. Folha Turismo, caderno 8, p.13. 

9) Filmes; DVD: Sobrenome do diretor em caixa alta. Título no Brasil. Título original. País de origem. Distribuidor e ano de produção. 

Ex. GREENWAY, P., Título no Brasil: O Livro de Cabeceira, Título Original: The Pillow Book; País de Origem: França/Inglaterra/Holanda/Luxemburgo; Estúdio/Distrib.: SPECTRA (1996). 

10) Só devem ser inseridas nas referências as obras efetivamente mencionadas e/ou citadas no corpo do texto. 

Não se esqueça que os originais devem ser encaminhados para [email protected]

III. Critérios éticos e direitos autorais 

Os autores são responsáveis pelas ideias expostas e defendidas em seus textos, além disso são responsáveis por qualquer autorização para uso ou veiculação das imagens utilizadas e encaminhadas para publicação. Em caso de textos que reflitam pesquisas com seres humanos, os autores devem buscar as devidas autorizações, incluindo aquelas junto a órgãos e comitês direcionados ao acompanhamento da ética em pesquisa, antes de submeterem seus textos para apreciação na produção de e-books. 

Os autores, ao enviarem seus artigos para publicação, cedem à Universidade Veiga de Almeida, os direitos autorais, autorizando sua utilização e veiculação do artigo em formato impresso e/ou digital. Assim, a UVA detém os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. 

O ato de submissão dos textos implica o reconhecimento e aceitação das normas e regras aqui estabelecidas, além disso, com esse ato, os autores afirmam que seus textos são originais e que não configuram plágio parcial ou total de outras obras. 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso 

contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". 2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. 3. URLs para as referências foram informadas quando possível. 4. O texto está em espaço 1,5 cm entrelinhas; usa uma fonte Times New Roman tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. 

Artigos de Temática Livre

Os artigos submetidos a essa seção devem ser resultantes de pesquisa científica com contribuições originais. O texto deve utilizar metodologia científica clara e delimitada e dialogar com a bibliografia relacionada à temática. Os artigos submetidos a essa seção observam o exposto no "Processo de Avaliação pelos Pares".

Dossiê Temático

Os artigos submetidos a essa seção devem dialogar diretamente com a temática proposta na chamada do dossiê temático publicada no site da revista. Além disso, os originais devem ser resultantes de pesquisa científica com contribuições originais. O texto deve utilizar metodologia científica clara e delimitada e dialogar com a bibliografia relacionada à temática. Os artigos submetidos a essa seção observam o exposto no "Processo de Avaliação pelos Pares".

Resenhas

Resenhas de obras de referência e livros científicos publicados no Brasil e exterior nos últimos cinco anos. Somente resenhas de livros autorais serão aceitas. Resenhas de coletâneas serão reprovadas automaticamente. Os textos devem conter entre 4.000 e 10.000 caracteres, incluídos os espaços. É importante que a resenha reflita as ideias principais do texto resenhado e apresente as considerações críticas do resenhista. Cabe à Equipe Editorial a avaliação da resenha.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.