Desenvolvimento de um modelo de negócio baseado na ferramenta canvas para abertura de uma empresa no ramo de manutenção de instrumentos musicais de corda

Development of a business model based on the canvas tool for opening a company in the maintenance of stringed musical instruments

Autores

  • Rômulo Pacheco Dias Alves Universidade Veiga de Almeida
  • Fabricio da Costa Dias Universidade Veiga de Almeida
  • Daiane Rodrigues dos Santos Universidade Veiga de Almeida
  • Renan Barroso de Oliveira Universidade Veiga de Almeida

Palavras-chave:

Modelo de Negócio, Business Model Canvas, Luthieria

Resumo

O presente estudo teve como objetivo mapear e elaborar um modelo de negócio para abertura de uma empresa no ramo de manutenção de instrumentos musicais de corda, também conhecida como luthieria. O Business Model Canvas foi utilizado como norteador para análise do negócio e a partir do Canvas foi possível obter uma visão geral dos nove componentes básicos inter-relacionados. O estudo contou com o apoio de informações coletadas através de um questionário aplicado a clientes, possíveis clientes do ramo e da localidade onde está prevista a abertura do negócio. Após análise do questionário aplicado, foi possível perceber itens imprescindíveis para abertura da empresa e confirmação de outros pontos que já eram conhecidos pela experiência do autor como Luthier. Este trabalho é de extrema importância para o processo de entendimento do perfil do cliente, preferências e serviços a serem prestados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Pacheco Dias Alves, Universidade Veiga de Almeida

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Tecnólogo em Logística pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira.

Fabricio da Costa Dias, Universidade Veiga de Almeida

Doutor em Engenharia (UFF). Professor e Coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Daiane Rodrigues dos Santos, Universidade Veiga de Almeida

Doutora em Engenharia (PUC-RJ). Professora da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Renan Barroso de Oliveira, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Administração (IBMEC). Professor e Coordenador do curso de Administração da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Referências

AFFONSO, Ligia Maria, F. et al. Empreendedorismo. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2019. Acesso em 20 de novembro de 2022.

ANAFIMA - Associação Nacional da indústria da Música – Sitio institucional. 2018. Acesso em 18 de novembro de 2022.
Café com Presidente. Pesquisa GEM: Aumenta o número de negócios mais de 3,5 anos no país. SEBRAE, 2022. Disponível em:
<https://static.poder360.com.br/2022/03/sebrae-empreendedorismo-24mar2022.pdf>. Acesso em 12 de novembro de 2022.

CAUSA MORTIS. O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida. SEBRAE. 2014. Disponível em:<https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/CAUSA%20MORTIS_vf.pdf>. Acesso em 16 de novembro de 2022.

DORNELAS, J. Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

DORNELAS, José. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios - 7ª Edição. Editora Empreende, 2018. E-book. ISBN 9788566103076. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788566103076/. Acesso em 20 de novembro de 2022.

DORNELAS, J. et al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

GAVRAS, Douglas. Brasil ganha 1,4 milhão de informais em apenas 2 anos. Folha de São Paulo, Economia, 02 jul 2022. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/07/brasil-ganha-14-milhao-de-informais-em-apenas-2-
anos.shtml#:~:text=O%20Brasil%20ganhou%201%2C42,tr%C3%AAs%20primeiros%20meses%20de%202022.>. Acesso em 14 de novembro de 2022.

HISRICH, R. D. et al. Empreendedorismo. Disponível em: Minha Biblioteca, (9th edição). Grupo A, 2014.
Instrumentos musicais são mais procurados durante a pandemia. Portal Mundo Minas, São Paulo, 16 ago 2021. Disponível em: <https://portalmundominas.com.br/2021/08/16/instrumentos-musicais-sao-mais-procurados-durante-a-pandemia-261893/:~:text=Segundo%20dados%20divulgados%20pela%20Associa%C3%A7%C3%A3o,15%25%20em%20todo%20o%20per%C3%ADodo.>. Acesso em 14 de novembro de 2022.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

PEREIRA, R. M. Luteria: Coletânea de Termos Técnicos. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2019.

PETINATTI, Camila Farias. Lutheria: análise e ampliação da oficina de instrumentos musicais. Monografia (Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo, p. 78, 2015.

SCHMID, A. L, et al. Em Busca Da Identidade Dos Instrumentos Musicais No Brasil: Um Estudo Exploratório Da Literatura De Cordel. 2017. Anais Do Museu Paulista 25.1: 279-300.

SERTEK, Paulo. Empreendedorismo. 1. Ed. Curitiba InterSaberes, 2012. Sobrevivência das Empresas no Brasil: Outubro/2016 - Relatório. SEBRAE.
2016. Disponível em: <https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf>. Acesso em 16 de novembro de 2022.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

PACHECO DIAS ALVES, Rômulo; DA COSTA DIAS, Fabricio; RODRIGUES DOS SANTOS, Daiane; BARROSO DE OLIVEIRA, Renan. Desenvolvimento de um modelo de negócio baseado na ferramenta canvas para abertura de uma empresa no ramo de manutenção de instrumentos musicais de corda: Development of a business model based on the canvas tool for opening a company in the maintenance of stringed musical instruments. Aquila, [S. l.], n. 28, p. 271–284, 2023. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/306. Acesso em: 12 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)