O uso de material didático de apoio ao professor de ciências: análise de uma experiência

The use of didactic materials to support science teachers: analysis of an experience

Autores

  • Bárbara Luiza Alves Pereira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Sheila Alves de Almeida

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Material didático, Experimento

Resumo

Este artigo apresenta a análise de uma aula experimental de ciências sobre a confecção de um terrário, extraída da dissertação de mestrado da autora Bárbara Luiza. Neste episódio, buscamos compreender como uma professora que ensina Ciências para o quarto ano do ensino fundamental, na cidade de Mariana – MG, fez uso do livro de apoio metodológico “Trilhas para Ensinar Ciências para Crianças” e, como oportunizou a reflexão aos alunos quando não obteve o resultado esperado em seu experimento. Em uma dimensão mais individual, os professores avaliam, usam e modificam as informações disponibilizadas em materiais de formação em função do seu trabalho diário. Considerando a dimensão social do trabalho do professor que ensina ciências para crianças, indagamos se os programas de formação inicial e continuada de docentes consideram o contexto de trabalho desse profissional. Nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento do trabalho do professor da escola básica e provocar uma reflexão sobre os programas de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Luiza Alves Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto (ICEB/UFOP).

Sheila Alves de Almeida

Professora Associada do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto (DEBIO/UFOP).

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa, em LEITURAS, S. M. E. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2000.

COQUIDÉ, Maryline. Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 1, 2008.

FERRARO, J. L. S. (2017). Currículo, experimento e experiência: contribuições da Educação em Ciências. Educação, 40(1), 106-114. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22751

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro; DE MELLO FRANCO, Francisco Manoel. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 2001.

LABURÚ, Carlos Eduardo. Fundamentos para um experimento cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 3, p. 383-405, 2006.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; LOUREIRO, Mairy Barbosa. Trilhas para ensinar ciências para crianças. 1ª edição. Belo Horizonte, Editora Fino Traço, 2013.

PAULA, Helder de Figueiredo. Experimentos e experiências. Presença pedagógica, v. 10, n. 60, p. 74-76, 2004.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi. 2007.

Downloads

Publicado

2025-05-19

Como Citar

LUIZA ALVES PEREIRA, Bárbara; ALVES DE ALMEIDA, Sheila. O uso de material didático de apoio ao professor de ciências: análise de uma experiência: The use of didactic materials to support science teachers: analysis of an experience. Aquila, [S. l.], n. 28, p. 009–024, 2025. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/285. Acesso em: 11 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre