Art A avaliação educacional no novo paradigma da ciência

Educational Evaluation in the new paradigma of science

  • Márcia Lopes Leal Dantas Universidade Columbia
Palavras-chave: Avaliação educacional, Pensamento sistêmico, Educação

Resumo

Neste artigo, realizou-se uma revisão da literatura por meio de pesquisa bibliográfica sobre a
avaliação educacional a partir de uma abordagem sistêmica. Foi baseado pela fundamentação teórica
de Capra (1996), Morin (2000, 2005, 2009) acerca do novo paradigma da ciência, e Perrenound
(1999) sobre avaliação sistêmica. Utilizaram-se as bases de dados Scielo, Portal da Capes e Google
Acadêmico com as seguintes palavras-chave: “Educação”, “Pensamento sistêmico”, “Avaliação
educacional”, juntamente com seis livros desses autores que tratam sobre o pensamento sistêmico e
avaliação. Dessa forma, apresentou-se o processo transitório do paradigma tradicional para o novo
paradigma da ciência, mostrando as mudanças epistemológicas e metodológicas concernentes ao
campo da avaliação. Além disso, reportaram-se as implicações na educação no contexto do paradigma
sistêmico, ao abandonar a visão fragmentada, por uma visão de totalidade, do compartimentado para o
integrado, do desarticulado para o articulado, da descontinuidade para a continuidade, incluindo tanto
a parte teórica quanto a práxis da educação. Ainda, realizou-se, brevemente, uma abordagem das
práticas avaliativas desenvolvidas pelos docentes e como tem sido a formação de professores e a
avaliação no contexto do paradigma sistêmico. Considera-se, para os autores supracitados, a
relevância da compreensão dos docentes sobre o novo paradigma na ciência e a necessidade que se
desenvolvam avaliações educacionais de forma formativa e contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Lopes Leal Dantas, Universidade Columbia

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Columbia e regente especialista em Língua
Portuguesa do Município do Rio de Janeiro.

Publicado
24-01-2020
Como Citar
LEAL DANTAS, M. L. Art A avaliação educacional no novo paradigma da ciência. Aquila, n. 22, p. 57 - 75, 24 jan. 2020.
Seção
Artigos de Temática Livre