Condições de trabalho de professores e diretores de escolas públicas: um estudo sobre a rede estadual de educação do Rio Grande do Sul

Working conditions of public-school teachers and principals: a study on the Rio Grande do Sul (Brazil) state network

  • Juliana Hass Massena
  • Mateus Saraiva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Juliana Maciel de Souza Lamers Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Beatriz Luce Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Trabalho docente, Diretor de escola, Rio Grande do Sul, Escola estadual, SAEB

Resumo

O presente artigo analisa as condições de trabalho dos professores e diretores das escolas estaduais do Rio Grande do Sul. É resultado de pesquisa exploratória, tendo como fonte principal os questio-nários do SAEB (2015b, 2017b), com referencial acerca dos profissionais, suas carreiras e valori-zação, produzido por Oliveira (2004), Souza (2007), Souza e Gouveia (2010), Jacomini e Penna (2016) e Nunes e Oliveira (2017) mais os estudos de Ball, Maguire e Braun (2016) sobre a atuação das políticas, e Nancy Fraser (2006) sobre justiça social. Diretores da rede estadual gaúcha possu-em melhores condições de trabalho do que os professores da mesma rede: possuem salários um pouco maiores; têm carga horária semanal de até 40 horas (86,2%); declaram receber apoio dos superiores (84,1% em 2015 e 85,4% em 2017) e da comunidade (95% em 2015 e 2017); todavia, parte exerce outra atividade remunerada (30,5%). Os professores, além de elevada carga de traba-lho, têm precários vínculos de carreira; sendo que 47,2% atuam em duas ou mais escolas que pos-suem remuneração muito baixa; e 40% creditam aos fatores de insatisfação os problemas de apren-dizagem dos alunos. Assim, evidenciamos a gravidade do problema de desvalorização da carreira e a necessidade de agregar tal situação à pauta das políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Mateus Saraiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado em História, Bacharel em Políticas Públicas, Mestre em Educação, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Bolsista CAPES, Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação, Faculdade de Educação.

Juliana Maciel de Souza Lamers, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga, Mestra em Ensino da Saúde, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação, Faculdade de Educação. Técnica em Assuntos Educacionais na UFRGS. E-mail: [email protected]

Maria Beatriz Luce, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação, Faculdade de Educação.

Referências

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Publicado
15-08-2020
Como Citar
HASS MASSENA, J.; SARAIVA, M.; MACIEL DE SOUZA LAMERS, J.; LUCE, M. B. Condições de trabalho de professores e diretores de escolas públicas: um estudo sobre a rede estadual de educação do Rio Grande do Sul. Aquila, v. 1, n. 23, p. 27-42, 15 ago. 2020.
Seção
Dossiê Temático