Art Gestão democrática e educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas

Democratic management and childhood education: a look at pedagogical practices

  • Danielle Marafon Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
  • Caroline Lobo Santos de Queiroz Universidade Federal do Paraná - UFPR
Palavras-chave: Gestão Democrática, Educação Democrática, Educação para a infância

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a Gestão Democrática da Escola/Educação Infantil Pública e analisar de que forma as educadoras articulam a concepção de gestão ao desenvolverem suas práticas pedagógicas no interior de um Centro municipal de educação InfantildeParanaguá.O artigo aborda inicialmente a concepção de gestão, discute a gestão de uma educação pública para a infância e apresenta a análise das entrevistas realizadas com cinco educadoras infantis da Rede Municipal de Paranaguá. A pesquisa é de cunhoqualitativo, portanto,os dados coletados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada. Após entender os princípios de uma educação para infância no contexto da Gestão Democrática, as entrevistas foram analisadas e a partir delas foi possível compreender que,embora as educadoras conheçam alguns princípios dessa forma de gestão e até os utilizem em suas práticas, a maioria delas não o fazem de forma reflexiva, portanto, não articulam a intencionalidade de uma educação democrática e transformadora com o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Marafon, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

Professora adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná –Campus de Paranaguá. Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Caroline Lobo Santos de Queiroz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná –Campus Paranaguá e especialista em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusãopela Universidade Federal do Paraná –Setor Litoral. É pedagogaecoordenadora no município de Paranaguá.

Publicado
23-06-2019
Como Citar
MARAFON, D.; SANTOS DE QUEIROZ, C. L. Art Gestão democrática e educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas. Aquila, n. 21, p. 121-139, 23 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre