Art Educação Médica e Arte: considerações a partir da obra de Michelangelo Buonarroti

Medical Education and Art: considerations based on the work of Michelangelo Buonarroti

  • Eveline Tonelotto Barbosa Pott Pontifícia Universidade Católica - PUC-Campinas
  • Henrique Pott Junior Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
Palavras-chave: arte, educação médica, educação de graduação em medicina

Resumo

A educação médica apresenta como desafio o pensar sobre estratégias deensino para a formação de um profissional qualificado, capaz de atender as demandas específicas da área, sem deixar de lado os aspectos éticos e sociais inerentes à prática profissional. Nesse contexto, a utilização da arte como recurso no ensino médico éum tema que tem chamado aatençãode docentes e pesquisadores. Por meio da apreciação coletiva e da reflexão, a arte pode potencialmente mobilizar aspectos humanistas que vão além da formação técnico-científica. Neste artigo, apresentamos um ensaio, apartirde um estudo em andamento de natureza teórica, sobre o uso da arte como recurso no ensino-aprendizagem da medicina. Discute-se como a arte é capaz de afetar o sujeito e de ampliar possibilidades de significação e de diálogo, contribuindo para a formação do profissional médico. Contudo, a despeito de sua aplicabilidade como recurso didático-pedagógico, apontamos como limitação a pouca quantidade de estudos que comprovem sua efetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Tonelotto Barbosa Pott, Pontifícia Universidade Católica - PUC-Campinas

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Henrique Pott Junior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Médico, Doutor em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado
24-06-2019
Como Citar
BARBOSA POTT, E. T.; JUNIOR, H. P. Art Educação Médica e Arte: considerações a partir da obra de Michelangelo Buonarroti. Aquila, n. 21, p. 323-337, 24 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre