Art Figuração e Abstração: uma análise da crítica de arte de Mário Pedrosa à obra de Cândido Portinari

The Figurativeand Abstract: an analysis of Mário Pedrosa’s art critique of the work of Cândido Portinari

  • Ana Carolina Machado Arêdes Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Palavras-chave: Mário Pedrosa, Candido Portinari, crítica de arte, figuração;abstração

Resumo

Este artigo pretende analisar dois momentos distintos da crítica de arte de Mário Pedrosa em relação à obra do pintor Candido Portinari. De 1930 até meados da década de 1945, Pedrosa defendeu uma arte engajada, preocupada e voltada para a temática social. Suas críticas eram feitas com forte inspiração marxista e baseadas no materialismo histórico. Nesse contexto, Portinari e seus quadros que evocavam o homem simples e o trabalhador braçalaparecia como o artista ideal. Depois da Segunda Guerra em 1945, a crítica dearte internacional passou por profundas transformações que contribuíram para especialização desse campo de atuação. Atento ao cenário mundial, Pedrosa foi um dos principais baluartes dessa nova maneira de encarar a arte no Brasil. O crítico passou a pregar a arte abstrata como uma expressão nova e autêntica, desinteressadapeloassunto e preocupada com a estética, com a arte simplesmente dita. Assim, Portinari e sua pintura com forte cunho figurativo passou a ser alvo das críticas de Pedrosa. Essa contendae os caminhos que levaram a elaé o que buscaremos aqui abordar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Machado Arêdes, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na área de concentração História Social dasRelações Políticas, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Almerinda da Silva Lopes. Bolsista CAPES.

Publicado
22-06-2019
Como Citar
MACHADO ARÊDES, A. C. Art Figuração e Abstração: uma análise da crítica de arte de Mário Pedrosa à obra de Cândido Portinari. Aquila, n. 21, p. 305-322, 22 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre