RAQ Revista Interdisciplinar da Universidade Veiga de Almeida

Sumário / Contents / Sumario

  • Renata Luiza Feital de Oliveira Universidade Veiga de Almeida - UVA
Palavras-chave: Sumário, Contents, Sumario

Resumo

Carta dos Editores/ Letter from Editors/ Carta de los Editores............................9

ARTIGOS

“A gente não somos inútil”: o rock como ação política na década de 1980
“We are not useless": rock as a political action in the 1980’s.
Luís Fellipe Fernandes Afonso...................................................................................15
Antero de Quental e a decadência portuguesa: contribuição sociológica e
psicanalítica
Antero de Quental and the Portuguese decline: Sociological and Psychoanalytic
Contribution
Flávia Rodrigues Bittencourt......................................................................................35
La terceridad semiótica. Una crítica feminista a la Ley Simbólica del Padre en
Psicoanálisis
Semiotic Thirdness. A feminist critique of the Symbolic Law of the Father in
Psychoanalysis
Ariel Martínez.............................................................................................................55
O termo de ocorrência de irregularidade (TOI): sua efetividade sob a ótica do
consumidor
O termo de ocorrência de irregularidade (TOI): Its effectiveness from the point of
view of the consumer
Juliana Alves Sant’Ana dos Santos, Soniárlei Vieira Leite......................................97
Gestão democrática e educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
Democratic management and childhood education: A look at pedagogical practices
Danielle Marafon
Caroline Lobo Santos de Queiroz.............................................................................121
Construção de identidade em Quarenta Dias de Maria Valéria Rezende
Identity Building in Quarenta Dias by Maria Valéria Rezende
Danielle da Silva Leal, Ana Cristina dos Santos......................................................141
A abordagem de proporção simples em um livro didático de Matemática na
ótica do campo conceitual multiplicativo
The simple proportional approach in a didactic book of mathematics from the point
of the multiplicative conceptual field
Ernani Martins dos Santos, Maria Carolina do Nascimento Silva, Shirley Cabral da
Silva...........................................................................................................................153
Afinal de contas: que H(h)istória é essa?
After all, what is this H(h)istory?
Cleber Almeida de Oliveira......................................................................................167
Moda e sustentabilidade: uma alerta ao cenário atual e um propósito para o
futuro
Fashion and sustainability: an alert to the current scenario and a purpose for the
future
Renato Nunes Bittencourt, Gabriela Tavares Tassinari...........................................185
Para além da Lava-Jato: a Odebrecht e o desenvolvimento desde dentro
Beyond the Lava Jato operation: Odebrecht and the developement from within
Pedro Giovannetti Moura.........................................................................................209
O ensino de robótica educacional livre e aprendizagem criativa: um estudo de
caso na rede pública municipal de Arraial do Cabo – RJ
The teaching of free educational robotics and creative learning - A case study in the
municipal public school system of Arraial do Cabo - RJ
Vitório Teixeira.....................................................................................................................233
Imprensa e Poder: breves considerações historiográficas sobre as relações entre
governantes e os jornais cariocas nos anos cinquenta.
The Press and Power: brief historiographic considerations about the relations
between governors and the newspapers of Rio de Janeiro in the fifties
Carla Magdenier Sobrino.........................................................................................245
Comunidades que ensinam e Adultos que aprendem: a Educação Moçambicana de
Adultos no debate com as comunidades de aprendizagem
Communities that teach and adults who are learning: Mozambican adult education in
debate with learning communities
Luís Carlos Ferreira, Cristina Varandas Rubim..................................................................265
Ruminando a novela pecuária entre bois, vacas e bezerros: transgressão formal
e cultura de proposta em Fazenda Modelo, de Chico Buarque
Ruminating a novel about livestock farming, of oxen, cows and calves: formal
transgression and proposal culture in Fazenda Modelo, by Chico Buarque
Jhonatan Rodrigues Peixoto da Silva.......................................................................285
Figuração e Abstração: uma análise da crítica de arte de Mário Pedrosa à obra
de Cândido Portinari
The Figurative and Abstract: an analysis of Mário Pedrosa’s art critique of the work
of Cândido Portinari
Ana Carolina Machado Arêdes................................................................................305
Educação Médica e Arte: considerações a partir da obra de Michelangelo
Buonarroti
Medical Education and Art: considerations based on the work of Michelangelo
Buonarroti
Eveline Tonelotto Barbosa Pott, Henrique Pott Junior.............................................323
Notas sobre o Código Criminal da República de 1890 e os processos abertos
contra ladrões de gado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
Notes about the 1890 Republic Criminal Code and the lawsuits against the cattle
thieves on the western border of Rio Grande do Sul
Marcelo Bahlis..........................................................................................................339
Um Barril de Pólvora, porém molhada: por que uma guerra entre China e
Japão pelo domínio das ilhas Senkaku não acontecerá
A barrel of gunpowder, but wet: Why a war for the control of the Senkaku islands
between China and Japan will not happen
Pedro Antonio Saraiva de Carvalho Pereira Francez..............................................355

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-11-2019
Como Citar
FEITAL DE OLIVEIRA, R. L. RAQ Revista Interdisciplinar da Universidade Veiga de Almeida. Aquila, n. 21, p. 05-08, 27 nov. 2019.

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)