Cinema e educação: a linguagem cinematográfica como arte na escola
Cinema and education: cinematographic language as art in school
Palavras-chave:
Cinema, Arte, EscolaResumo
Este artigo problematiza a escola como espaço propiciador da aproximação entre a criança e o cinema sob um viés artístico e cultural. A pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar de que forma o cinema, como arte, está presente na escola pelo olhar de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Paraná. A pesquisa assumirá abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo. Participaram da pesquisa seis alunos do quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública. Neste artigo, tratamos dos dados obtidos na primeira fase do estudo, que compreende as concepções dos alunos sobre a arte e suas relações com o cinema. Os dados coletados apontam que as crianças participantes não tinham qualquer contato com um cinema não comercial, reafirmando a urgência de a escola realizar uma ponte entre o cinema comercial e o cinema de difícil acesso e promover, assim, novas experiências culturais e estéticas aos alunos.
Downloads
Referências
ABUD, K. M. A construção de uma Didática da história: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. São Paulo, v. 22, n. 1, p. 183–193, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/his/v22n1/v22n1a08.pdf. Acesso em: 28 set. 2019.
AUMONT, J. As teorias dos cineastas. São Paulo: Papirus, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BERGALA, A. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto, Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink, 2008.
COLI, J. O que é arte. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
DUARTE, R. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2. ed., 2002. Edição Kindle.
FANTIN, M. Crianças, Cinema e Mídia-Educação: Olhares e experiências no Brasil e na Itália. 2006. 399 f. Tese (Doutorado) – Curso de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2006.
FRESQUET, A. O cinema como arte na escola: um diálogo com a hipótese de Alain Bergala. In: LEONEL, J. M.; MENDONÇA, R. F. Audiovisual comunitário e educação: histórias, processos e produtos. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
FRESQUET, A. Abecedário do cinema com Alain Bergala. Rio de Janeiro: LECAV, 2012. DVD. 36’, cor.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCONI, M.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOCELLIN, R. O cinema e o ensino da História. Coleção Revisitando a História. Curitiba: Nova Didática, 2002.
RAMOS, A. L. A.; TEIXEIRA, I. A. de C. Os professores e o cinema na companhia de Bergala. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 1-16, 10 jul. 2010. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1612/1460. Acesso em: 01 out. 2020.
TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
XAVIER, I. Sétima arte um culto moderno: o idealismo estético e o cinema. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.