Art Comunidades que ensinam e Adultos que aprendem:a Educação Moçambicana de Adultos no debate com as comunidades de aprendizagem

Communities that teach and adults who are learning: Mozambican adult education in debate with learning communities

  • Luís Carlos Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Cristina Varandas Rubim Pontifícia Universidade Católica - PUC-RJ
Palavras-chave: Educação de Adultos, Comunidades de Aprendizagem, Moçambique

Resumo

O propósito do texto é analisar o processo histórico e político-econômicogerador de uma multiplicidade de comunidades de aprendizagem presentes em Moçambique, na forma de instituições não formaisde educação e ensinocom adultos. Temos nos debruçado na temática da educação de adultos para estreitarmos, política e economicamente, as discussões acerca das organizações associadas ao país nodesenvolvimento de programas e projetos em diversas áreas. Recorremosaalguns documentos base como o Relatório do Banco Mundial publicado em 2017, sobre a atualização demográfica e econômica do país, além de diversos estudos que versam sobre o desenvolvimento econômico e populacional, ao índices estatísticos que mostram um panorama do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em comparação aoutros países e, a correlação entre a desigualdade de renda e as expectativas de vida. Por fim, temos as comunidades de aprendizagem que apoiam inúmeras iniciativas de trabalho em diversos campos que, reunidos, tendem a possibilitar maior qualidade no direito a ter direitoà educação, àconscientização da formação política e cidadã, capaz de contribuir para areduçãoda desigualdade e para aerradicação da pobreza absoluta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Carlos Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ) e Professor Adjunto A da UNILAB–Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Cristina Varandas Rubim, Pontifícia Universidade Católica - PUC-RJ

Mestrado em Estudos da Linguagem (PUC RJ), Professora Assistente da UVA – Universidade Veiga de Almeida, Professora da Rede Pública Estadual e Municipal de Ensino.

Publicado
25-06-2019
Como Citar
FERREIRA, L. C.; RUBIM, C. V. Art Comunidades que ensinam e Adultos que aprendem:a Educação Moçambicana de Adultos no debate com as comunidades de aprendizagem. Aquila, n. 21, p. 265-284, 25 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre