Formação de professores para EPT: a importância de valorizar práticas que contemplem a formação omnilateral dos estudantes

Teacher training for EPT: the importance of valuing practices that contemplate the omnilateral training of students

Autores

  • Priscilla Ramos Figueiredo Cunha Instituto Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, Formação integral

Resumo

O presente estudo pretende analisar o percurso da formação de professores no Brasil, dando ênfase à reflexão sobre a necessidade de estimular a criação de práticas educativas que valorizem a formação omnilateral dos estudantes, esta que é voltada para as múltiplas dimensões dos indivíduos e pretende formar pessoas críticas e conscientes do seu papel na sociedade onde está inserida. Para embasar esta análise, foi realizado um estudo de caráter qualitativo, por meio de levantamento bibliográfico e apoio das discussões em autores como Freire, Frigotto, Saviani, Soffner, Zabala e legislações que estabelecem as diretrizes para a formação de professores no Brasil. O presente trabalho é concluído com a ideia de que é preciso extrapolar a fragmentação do ensino tradicional e promover as condições efetivas aos docentes para trabalharem de forma integrada.

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Biografia do Autor

Priscilla Ramos Figueiredo Cunha, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com especialização em Psicopedagogia, Administração, Orientação e Supervisão Educacional. Professora e Supervisora Educacional da Prefeitura Municipal de Itaboraí.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

RAMOS FIGUEIREDO CUNHA, Priscilla. Formação de professores para EPT: a importância de valorizar práticas que contemplem a formação omnilateral dos estudantes: Teacher training for EPT: the importance of valuing practices that contemplate the omnilateral training of students. Aquila, [S. l.], n. 27, p. 195–202, 2022. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/334. Acesso em: 24 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre