Formação de professores para EPT: a importância de valorizar práticas que contemplem a formação omnilateral dos estudantes
Teacher training for EPT: the importance of valuing practices that contemplate the omnilateral training of students
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Profissional e Tecnológica, Formação integralResumo
O presente estudo pretende analisar o percurso da formação de professores no Brasil, dando ênfase à reflexão sobre a necessidade de estimular a criação de práticas educativas que valorizem a formação omnilateral dos estudantes, esta que é voltada para as múltiplas dimensões dos indivíduos e pretende formar pessoas críticas e conscientes do seu papel na sociedade onde está inserida. Para embasar esta análise, foi realizado um estudo de caráter qualitativo, por meio de levantamento bibliográfico e apoio das discussões em autores como Freire, Frigotto, Saviani, Soffner, Zabala e legislações que estabelecem as diretrizes para a formação de professores no Brasil. O presente trabalho é concluído com a ideia de que é preciso extrapolar a fragmentação do ensino tradicional e promover as condições efetivas aos docentes para trabalharem de forma integrada.
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