Growth hacking: a estratégia inovadora de marketing para fazer crescer uma empresa

Growth hacking: the innovative marketing strategy to grow a business

Autores

  • Bernardo Araripe Dias da Cruz Universidade Veiga de Almeida
  • Leonardo Amato Universidade Veiga de Almeida

Palavras-chave:

Growth Hacking, Inovação, Marketing

Resumo

O presente texto tem a finalidade de entender como e por que o Growth Hacking foi criado, a fim de identificar seus pontos fortes e fracos, e como implantá-lo no mercado, focada em empresas de médio e grande porte. Além disso, comparar o Growth Hacking com estratégias "desatualizadas" de comunicação, baseado principalmenteno Marketing 5.0 de Philip Kotler. Por fim, analisar diferentes casos de sucesso da estratégia no mercado, como Facebook e Airbnb, a fim de mostrar seu potencial. Para produção do artigo, será estudado estratégias atuais de marketing e comunicação, além do Growth Hacking. Serão analisados casos de sucesso da adoção da estratégia, entendendo a forma que foi utilizada, as dores e dificuldades de implementação, e seus KPIs de sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Araripe Dias da Cruz, Universidade Veiga de Almeida

Graduando do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida (UVA) - Campus Barra.

Leonardo Amato, Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Gestão da Economia Criativa, professor do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Veiga de Almeida (UVA) - Campus Barra.

Referências

ALVES, Tomás. Growth Hacking e Gamification: Estratégia para crescer. Projeto Empresa para obter o grau mestre em Marketing - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Lisboa, 2017.

ELLIS, Sean; BROWN, Morgan. Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

GODIN, Seth. Isso é Marketing: Para ser visto é preciso aprender a enxergar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019

KOTLER, Philip; KARTAJAWA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017

KOTLER, Philip; KARTAJAWA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010

MIGUEL, Nuno. Growth Hacking – Exponenciar o crescimento de uma empresa. Dissertação de mestrado em Marketing Digital – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Instituto Politécnico do Porto, Porto, 2015.

RIES, Al; TROUT, Jack. As 22 Consagradas Leis do Marketing. São Paulo: Pearson, 1994

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

ARARIPE DIAS DA CRUZ, Bernardo; AMATO, Leonardo. Growth hacking: a estratégia inovadora de marketing para fazer crescer uma empresa: Growth hacking: the innovative marketing strategy to grow a business. Aquila, [S. l.], n. 28, p. 043–060, 2023. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/288. Acesso em: 24 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre