Rorschach para deficientes visuais: apresentação de instruções e pranchas adaptadas

Rorschach for the visually impaired: presentation of instructions and adapted cards

  • Maysa Valbom Ladeira Centro Universitário de Maringá
  • Mara Sizino da Victoria Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Avaliação psicológica, Rorschach, Deficiência visual

Resumo

RESUMO

A avaliação psicológica (AP) é a área da psicologia que concentra o maior interesse para utilização dos instrumentos psicológicos, dentre eles, o Rorschach. No entanto, uma das principais condições do indivíduo que a ele se submete é ter capacidade visual. Neste sentido, o objetivo deste artigo foi divulgar a possiblidade de adaptação do Rorschach para deficientes visuais com perda completa da visão. Portanto, apresentou-se a adaptação da etapa ‘instruções’ e das pranchas de Rorschach, através de materiais com textura. Como resultado, foi obtido as dez pranchas de Rorschach com os mesmos contornos das manchas originais, e tonalidades semelhantes às das manchas cromáticas. Como uma tentativa pioneira de adaptação do Rorschach à deficiência visual, este trabalho está em consonância ao movimento de expansão da área de AP no Brasil. E, estando ainda em fase inicial, apresenta algumas limitações, como ainda não ter sido testado no público-alvo.

 

ABSTRACT:

Psychological evaluation (PE) is the area of ​​psychology that concentrates the greatest interest for the use of psychological instruments, among them Rorschach. However, one of the main conditions of the individual who undergoes it is to have the visual ability. In this sense, the objective of this article was to divulge the possibility of adapting the Rorschach for the visually impaired with full vision loss. Therefore, the adaptation of the 'instructions' step, and the Rorschach cards through textured materials was presented. As a result, the ten Rorschach cards with the same contours of the original stains were obtained, and shades similar to those of the chromatic stains. As a pioneering attempt to adapt Rorschach to visual impairment, this work is in line with the expansion movement of the PE area in Brazil. And, being still in its initial phase, it presents some limitations, as it has not yet been tested in the target audience.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maysa Valbom Ladeira, Centro Universitário de Maringá

Graduada em Psicologia, ex-aluna da Universidade Veiga de Almeida, formada pelo Centro Universitário de Maringá, UniCesumar, PR. E-mail: [email protected]

Mara Sizino da Victoria, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF-Rio das Ostras), RJ. E-mail: [email protected]

Referências

BARROS, L. O. (2019). Avaliação Psicológica para surdos. Revista Diálogos. Avaliação Psicológica área em expansão, 15 (10), 32-35. Recuperado de https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/05/Dialogos-Ed10_Web.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 3.128, de 24 de dezembro de 2008. Define que as Redes Estaduais de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual sejam compostas por ações na atenção básica e Serviços de Reabilitação Visual. Recuperado de: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt3128_24_12_2008.html

BOCCALANDRO, E. R. (2001). Serviço de avaliação psicológica e psicoterapia para deficientes visuais. Boletim Clínico,11. Recuperado de: https://www.pucsp. br/clinica/boletim-clinico/boletim_13/boletim_13_13.html.

CAMPOS, C. R. (2017). Avaliação da Inteligência para Crianças Deficientes Visuais: Construção de Subtestes e Investigação de suas Qualidades Psicométricas (Tese de Doutoramento não-publicada), Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas. Recuperado de http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/ 94 9/2/CAROLINA%20ROSA%20CAMPOS.pdf

CFP. Conselho Federal de Psicologia. (2013). Cartilha avaliação psicológica. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.

_________________________________. (2018). Resolução 009/2018. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.

_________________________________. (2019). Nota técnica 004/2019. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE (2010). Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Recuperado de http://biblioteca.ibge.gov.br/visualiz acao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf

FREITAS, M. H. (2005). As origens do método de Rorschach e seus fundamentos. Psicologia: ciência e profissão, 25(1), 100-117. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932005000100009.

JOHANN, R. L. V. O.; TEJADA, J. (2016, agosto-setembro). Rorschach Tátil: A Avaliação da Personalidade por Meio das Impressões Táteis. Em: Okino, E. T. K. et al. (Orgs). Métodos Projetivos e suas Demandas na Psicologia Contemporânea. Realizado no XVIII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, Ribeirão Preto: ASBRo.

LINS, M. R. C. (2016). Relações entre a Inteligência Geral e a Inteligência Emocional: O Papel do Autoconceito em Crianças e Adolescentes Videntes e com Deficiência Visual. (Tese de Doutorado não-publicada), Universidade de Brasília, Brasília. Recuperado de http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/20000/1/2016_ManuelaRamosCaldasLins.pdf

MOREIRA, B. S.; CASTRO, P. F. (2016, agosto-setembro). O Emprego do Desenho-Estória com Tema como Estratégia para Avaliação em Indivíduos com Deficiência Visual. In: OKINO, E. T. K et al. (Orgs). Métodos Projetivos e suas Demandas na Psicologia Contemporânea. Realizado no XVIII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, Ribeirão Preto: ASBRo.

OLIVEIRA, C. M.; NUNES, C. H. S. S. (2015). Instrumentos para Avaliação Psicológica de Pessoas com Deficiência Visual: Tecnologias para Desenvolvimento e Adaptação. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(3), 886-899. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001902013

OLIVEIRA, C. M. (2013). Evidências de validade de uma bateria informatizada para avaliação da personalidade adaptada ao Desenho Universal (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina). Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitst ream/handle/123456789/107335/317793.pdf?sequence=1&isAllowed=y

TORRES, J. M. A. (2010). O Teste Rorschach na história da avaliação psicológica. Revista do NUFEN, 2(1), 92-104. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?scr ipt=sci_arttext&pid=S2175-25912010000100006&lng=pt&tlng=pt.

VAZ, C. E. (1997). O Rorschach: teoria e desempenho. Manole Editora.

_________. (2006). O Rorschach: teoria e desempenho II. Casa do Psicólogo Editora.
Publicado
14-01-2021
Como Citar
LADEIRA, M. V.; VICTORIA, M. S. DA. Rorschach para deficientes visuais: apresentação de instruções e pranchas adaptadas. Aquila, v. 1, n. 24, p. 149-160, 14 jan. 2021.
Seção
Artigos de Temática Livre