Art Estilo de aprendizagem de graduandos de Fisioterapia

Physiotherapy undergraduate learning style

  • João Carlos Moreno de Azevedo UVA
  • Daniele Spada Tavares UVA
Palavras-chave: Aprendizagem, Educação, Fisioterapia

Resumo

Introdução: As exigências para o entendimento das formas e ou estilos de aprendizagem e a repercussão e
compreensão deste fenômeno no ambiente acadêmico faz com que pesquisadores se mobilizem e reflitam na
busca de estratégias que melhor respondam ao aprendizado dos estudantes. O objetivo do estudo foi traçar o
perfil de aprendizagem de graduandos do curso de Fisioterapia de uma Universidade privada do Rio de
Janeiro. Método: É um estudo observacional, transversal sem grupo controle, com utilização do questionário
de Felder & Silverman traduzido pelo grupo de pesquisa Universidade do Século XXI com 44 perguntas e 2
opções de respostas e validado no Brasil, que foi aplicado nesta população. Resultados: Dos 140 discentes
dos vários períodos da graduação que responderam o questionário, o estilo que prevaleceu foi o sensorial,
seguidos pelo visual, sequencial e ativo. Conclusão: Os resultados indicam que estes discentes para
aprenderem tem o hábito de perceber, reter, processar e organizar suas atividades para ser ter um bom
desempenho em suas atividades profissionais.

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Biografia do Autor

João Carlos Moreno de Azevedo, UVA

Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Veiga de Almeida-RJ, Doutorando no Programa de
Educação Física-UFRJ. Coordenador do Núcleo de Avaliação Tecnológica em Reabilitação e Saúde
(NATReS-UVA).

Daniele Spada Tavares, UVA

Docente da Universidade Veiga de Almeida (Laboratório de Criação, Projeto de Inovação e
Cenografia). Coordenadora de Pós-graduação dos cursos de Cenografia e Visual Merchandising-UVA.
Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade-UVA. Doutoranda em Design-PUC-RJ. E-mail:

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Publicado
02-04-2022
Como Citar
MORENO DE AZEVEDO, J. C.; SPADA TAVARES, D. Art Estilo de aprendizagem de graduandos de Fisioterapia. Aquila, v. 1, n. 26, p. 309-318, 2 abr. 2022.
Seção
Artigos de Temática Livre