Art Mapeando o Espaço Semiótico do Screenlife: uma análise dos códigos do filme Buscando...

Mapping Screenlife’s Semiotic Space: an analysis of the codes employed in the movie Searching...

  • Alex Damasceno UFPA
  • Gabriel Darwich UFPA
Palavras-chave: Screenlife, Buscando..., Semiosfera, Intermidialidade, interface

Resumo

O Screenlife é um formato audiovisual desenvolvido na última década, que mistura elementos do
Cinema e das novas mídias, produzindo obras audiovisuais cuja diegese se passa inteiramente dentro de
uma tela de um computador ou smartphone. Fazendo uso da articulação dos conceitos de semiosfera e
da análise de textos culturais da Semiótica Cultural de Yuri Lotman, e de intermidialidade da
Arqueologia das Mídias de Ágnes Pethő, além da ideia de interface desenvolvida por Alexander
Galloway, o presente trabalho visa fazer um mapeamento do espaço semiótico do Screenlife,
delimitando seus códigos centrais e periféricos, assim como identificando os deslocamentos de códigos
distintos dentro deste espaço. Para isso, é feita uma análise dos códigos empregados no filme
Buscando..., a fim de localizá-lo como um texto cultural dentro deste espaço, assim como traçar as
relações intermidiáticas que transcodificam elementos do cinema clássico no Screenlife.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Damasceno, UFPA

Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Gabriel Darwich, UFPA

Graduando do curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Referências

AMIZADE DESFEITA. Produção de Timur Bekmambetov. [s.i.]: Bazelevs Company,
2015. (83 min.), son., color. Legendado.
BAUDRY, Jean-Louis. Cinema: Efeitos Ideológicos Produzidos pelo Aparelho de
Base. In: XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do Cinema (antologia). São Paulo:
Paz e Terra, 2018, p. 309-323.
BEKMAMBETOV, Timur. Rules of the Screenmovie: The Unfriended Manifesto for
the Digital Age. Moviemaker Magazine. Playa Vista. 22 abr. 2015. Disponível em:
https://www. moviemaker.com/archives/moviemaking/directing/unfriended-rules-ofthe-screenmovie-a-manifesto-for-the-digital-age/. Acesso em: 19 dez. 2019.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media.
Boston: Mit Press, 2000. 295 p.
BORDWELL, David (Ed.). Historical Poetics of Cinema. In: PALMER, R.
Barton. The Cinematic Text: Methods and Approaches. New York: Ams Pressinc,
1989, p.369-398. (Georgia State Literary Studies n.3).
BORDWELL, David. Convention, Construction, and Cinematic Vision. In:
BORDWELL, David; CARROLL, Noel (ed.). Post-Theory: reconstructing film
studies. Madison: The University of Wisconsin Press, 1996. Cap. 4. p.87-107.
BUSCANDO.... Produção de Timur Bekmambetov. [s.i.]: Bazelevs Company; Screen
Gems, 2018. (102 min.), son., color. Legendado.
ELSAESSER, Thomas. The New Film History as Media Archaeology. Cinémas,
Québec, p.75-117, maio 2004.
GALLOWAY, Alexander R. The Interface Effect. Cambridge: Polity Press, 2012.
170 p.
LOTMAN, Yuri. Universe of the Mind: a Semiotic Theory of Culture. Indianapolis:
Indiana University Press, 1990. 288 p. Tradução de: Ann Shukman.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: LEÃO,
Lucia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo:
Editora Senac, 2005. p. 23-50.
PETHŐ, Ágnes. Intermediality in Film: A Historiography of Methodologies. Acta
Universitatis Sapientiae, Film and Media Studies, Cluj-napoca, v. 2, n. 1, p.39-72,
2010.
Publicado
02-04-2022
Como Citar
DAMASCENO, A.; DARWICH, G. Art Mapeando o Espaço Semiótico do Screenlife: uma análise dos códigos do filme Buscando... . Aquila, v. 1, n. 26, p. 281-293, 2 abr. 2022.
Seção
Artigos de Temática Livre