O material didático como recurso pedagógico na educação especial e inclusiva
Teaching materials as a pedagogical resource in special and inclusive education
Palavras-chave:
Material didático, Educação especial e Inclusiva, Ensino e aprendizagem, Recurso pedagógicoResumo
Os recursos didáticos são comumente utilizados nas escolas brasileiras para auxiliar no êxito do processo de ensino e de aprendizagem, este recurso didático facilita o processo de internalização do conhecimento trabalhado no ambiente escolar, inclusive na educação inclusiva. Este estudo objetivou analisar o material didático como recurso pedagógico na educação especial e inclusiva confeccionado pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Santa Cruz de Minas-MG. Para a realização deste estudo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa a partir do relato de experiência pela observação praticada pelos alunos e sob a mediação dos professores na construção do material didático inclusivo. Como resultados, observa-se que devem ser considerados os aspectos contextuais dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem sendo necessário conhecer e se aproximar dos alunos para compreender as necessidades de cada um e, assim, elaborar um material didático que traz aspectos do interesse desses alunos, ajudando-os a trabalhar habilidades interpessoais importantes.
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