O material didático como recurso pedagógico na educação especial e inclusiva

Teaching materials as a pedagogical resource in special and inclusive education

Autores

  • Elisa Helena Bassi Rocha Instituto Federal de Minas Gerais
  • Nailda Aparecida Silva Instituto Federal de Minas Gerais
  • Ricael Spirandeli Rocha Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Material didático, Educação especial e Inclusiva, Ensino e aprendizagem, Recurso pedagógico

Resumo

Os recursos didáticos são comumente utilizados nas escolas brasileiras para auxiliar no êxito do processo de ensino e de aprendizagem, este recurso didático facilita o processo de internalização do conhecimento trabalhado no ambiente escolar, inclusive na educação inclusiva. Este estudo objetivou analisar o material didático como recurso pedagógico na educação especial e inclusiva confeccionado pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Santa Cruz de Minas-MG. Para a realização deste estudo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa a partir do relato de experiência pela observação praticada pelos alunos e sob a mediação dos professores na construção do material didático inclusivo. Como resultados, observa-se que devem ser considerados os aspectos contextuais dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem sendo necessário conhecer e se aproximar dos alunos para compreender as necessidades de cada um e, assim, elaborar um material didático que traz aspectos do interesse desses alunos, ajudando-os a trabalhar habilidades interpessoais importantes.

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Biografia do Autor

Elisa Helena Bassi Rocha, Instituto Federal de Minas Gerais

Discente do curso de pós-graduação em docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2019). Atualmente é professor contratado - Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais. Pós-Graduanda em Educação Especial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Graduanda em Pedagogia, Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. E-mail: [email protected]. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5677107205286367. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4920-4402

Nailda Aparecida Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Discente do curso de pós-graduação em docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Arcos. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2011). Atualmente é professora na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e professora na rede municipal de Contagem. Tem experiência na área de Educação. E-mail: [email protected]. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6040033531483110. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8120-3373

Ricael Spirandeli Rocha, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Licenciado em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba. Possui Especialização em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro; Especialização em Produção de Materiais Didáticos Utilizando o Linux Educacional pela Universidade Federal de Lavras. Especialização em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Atualmente é professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). E-mail: [email protected]

Referências

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

BASSI ROCHA, Elisa Helena; APARECIDA SILVA, Nailda; SPIRANDELI ROCHA, Ricael. O material didático como recurso pedagógico na educação especial e inclusiva: Teaching materials as a pedagogical resource in special and inclusive education. Aquila, [S. l.], n. 27, p. 121–136, 2022. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/329. Acesso em: 18 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre