Ressignificação do estudo dirigido como ferramenta de aprendizagem ativa no ensino superior

Resignification of directed study as an learningtool in higher education

  • Alexandre Santos de Alencar Universidade Veiga de Almeida
  • Viviani Anaya Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira
  • Katia Cristian Puente Muniz Universidade Veiga de Almeida
  • Luzia Cristina Nogueira de Araújo Universidade Veiga de Almeida
Palavras-chave: Práticas pedagógicas, Estudo dirigido, Metodologias ativas, Avaliação educacional.

Resumo

O objetivo principal do presente trabalho foi avaliar a aplicação de Estudos Dirigidos como ferramenta metodológica ativa capaz de promover melhorias de ensino/aprendizagem ao longo de ciclos de estudo desenvolvidos no contexto de Ensino Superior. Durante os períodos acadêmicos estudados (2019/1,
2019/2 e 2023/1) foram avaliados, de forma qualitativa e quantitativa, 534 Estudos Dirigidos desenvolvidos por estudantes integrantes de três disciplinas (Física e Biofísica, Educação e Trabalho na Contemporaneidade - Competências e Habilidades e Geo-História Ambiental) oferecidas à diferentes cursos de graduação (Biomedicina, Biologia, Pedagogia e História). A análise do banco de dados obtido sugere que os Estudos Dirigidos, da forma como foram aplicados, podem ser utilizados como uma eficiente ferramenta de metodologia ativa, que auxilia na avaliação dos estudantes, bem como no feedback, por parte do professor. Além disso, a forma de utilização dos Estudos Dirigidos permitiu identificar fragilidades, individuais e coletivas, no processo de aprendizado dos estudantes

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Publicado
29-03-2025
Como Citar
SANTOS DE ALENCAR, A.; ANAYA, V.; CRISTIAN PUENTE MUNIZ, K.; CRISTINA NOGUEIRA DE ARAÚJO, L. Ressignificação do estudo dirigido como ferramenta de aprendizagem ativa no ensino superior. Aquila, n. 31, p. 093-106, 29 mar. 2025.
Seção
Artigos de Temática Livre