Comunicação na liderança de enfermagem: eis a questão? Uma revisão sistemática
Communication in nursing leadership: is that the question? A sitematic review
Resumo
O artigo proposto aborda a delimitação do papel da enfermagem, comparando os desafios enfrentados pelos enfermeiros com a comunicação e ao assumir funções de gerenciamento, como a falta de preparo e capacitação específica, a falta de reconhecimento e valorização como gestores e a sobrecarga de trabalho. Justificativa: Hoje vimos que uma boa comunicação, promove um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, onde torna-se necessário um líder saber ouvir ativamente a fim de ofertar um suporte e incentivar a equipe. E teve por objetivo geral avaliar e analisar a forma como funciona a comunicação da enfermagem, exercendo o papel de liderança, entre os profissionais de equipe. Metodologia; foi realizado uma pesquisa na Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando os descritores no DeCs (Descritores em Ciências em Saúde) tais: “gestão”; “liderança”; “comunicação”, com o boleador “AND” e foi utilizado o o checklist PRISMA-ScR que contem 27 tópicos para verificação. Discussão e Resultados; as discussões em torno da comunicação na liderança de enfermagem teve por objetivo abordar a importância da comunicação com a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos, onde essa abordagem se concentra na habilidade dos líderes em consideração e gerenciamento das emoções dos profissionais de enfermagem. Conclusão. Conclui-se que essa pesquisa teve por objetivo avaliar a comunicação da enfermagem na liderança em vários setores de atuação, inclusive a carência na formação acadêmica em relação a gestão de enfermagem.
Downloads
Métricas
Referências
FERREIRA, Sila Mary Rodrigues; RETONDARIO, Anabelle; TANIKAWA, Lilian. Protocolo de revisão de escopo e revisão sistemática na área de alimentos. 2021.
HAYASHIDA, Karen Yukari et al. A liderança coaching exercida pelos enfermeiros no contexto hospitalar. Cogitare Enfermagem, v. 24, 2019.
LLAPA-RODRIGUEZ, Eliana Ofélia et al. Avaliação da liderança dos enfermeiros por auxiliares e técnicos de enfermagem segundo o método 360º. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 36, p. 29-36, 2015.
PEITER, Caroline Cechinel; LANZONI, Gabriela Marcelino de Melo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Regulação em saúde: a atuação de enfermeiros. Rev. Rene, v. 17, n. 6, p. 820-827, 2016.
PEREIRA, Liliane Alves et al. Enfermagem e liderança: percepções de enfermeiros gestores de um hospital do sul do Brasil. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 7, n. 1, p. 1875-1882, 2015.
SARAIVA, Ingrid Rafaely Alves et al. Tomada de decisão na gerência em atenção primária à saúde: percepção de enfermeiros. Revista de APS, v. 23, n. 3, 2020.
SILVA, Júlio César Bernardino da et al. Perfil do enfermeiro no gerenciamento dos serviços hospitalares. Rev. enferm. UFPE on line, p. 2883-2890, 2018.
TRECCOSSI, Sara Priscila Carvalho et al. Protagonismo da enfermagem na organização de uma unidade para assistência à pacientes com Coronavírus/Nursing protagonism in the organization of a unit to care patients with Coronavirus. Journal of Nursing and Health, v. 10, n. 4, 2020.
XAVIER-GOMES, Ludmila Mourão et al. Vislumbrando “O Artífice” no cotidiano de trabalho das enfermeiras na gerência hospitalar. O Mundo da Saúde, v. 39, n. 2, p. 239-247, 2015