ART Kafka #chateado em uma metáfora para pensar a experiência amorosa mediada pelas Tecnologias Digitais de Comunicação

Kafka #miffed: a metaphor to consider the contemporary experience of love mediated by Digital Communication Technology

  • Francine Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Palavras-chave: Experiência amorosa, Modulação da sensibilidade, Metáfora, Indiferença

Resumo

Propõe-se neste artigo a utilização do conceito de metáfora como forma de simbolização diferenciante (WAGNER, 2010) da cultura para estabelecer uma relação entre a cultura afetiva-sexual moderna e a contemporânea. Para tanto, compara-se neste trabalho a experiência relatada por Kafka em Cartas à Felice à experiência contemporânea explicitada por um grupo de comentadores do texto Verdades cruéis sobre os relacionamentos modernos que você vai ter que encarar no blog Relatos de uma Diva. Como resultado dessa comparação materializada na metáfora “visualizada e não respondida”, encontra-se a experiência da indiferença como marca das relações afetivo-sexuais contemporâneas mediadas por Tecnologias Digitais de Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora universitária e doutoranda em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. Bolsista Capes, integrada o Núcleo de Estudos de Mídia, Emoção e Sociabilidade (Nemes) da UFRJ. Atualmente, pesquisa o discurso midiático do relacionamento saudável

Publicado
26-01-2020
Como Citar
TAVARES, F. ART Kafka #chateado em uma metáfora para pensar a experiência amorosa mediada pelas Tecnologias Digitais de Comunicação. Aquila, n. 22, p. 12 -31, 26 jan. 2020.
Seção
Artigos de Temática Livre