Art Furando a corrente: desafios da educação superior e da academia no século XXI
Breaking The Chain: Challenges of Higher Education and Academia in the 21St Century
Resumo
Todas as instancias da realidade social vem se transformando após o estabelecimento e
desenvolvimento da modernidade. Vivemos um novo tipo de lógica social assim como um novo tipo
de indivíduo, entretanto, estranhamente, a educação segue inserida num emaranhado ainda bastante
confuso, que possui filamentos de tradicionalismo, assim como de modernidade. Esse trabalho busca
discutir qual é o lugar da educação superior – acadêmica e intelectual - num momento de excessiva
aceleração da transmissão de informações e de pouquíssima profundidade do conhecimento, assim
como o papel do educador e do aprendizado como agentes de transformação.
Downloads
Referências
Jorge Zahar Editor, 2005.
HAN, Byung-Chun. Sociedade do Cansaço. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017.
______________. Sociedade da Transparência. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2017.
GIDDENS, Anthony. As consequências da Modernidade . São Paulo: Editora
Unesp, 1991. 193 p.
________________. Modernidade e Identidade . Rio de Janeiro: Jorge Zahar
Editor, 2002. 233 p.
KHAN, Salma. Um mundo, uma escola. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
MALDONATO, Mauro. Na base do farol não há luz, cultura, educação e
liberdade. São Paulo: Sesc Edições, 2016.
MONTERO, Paula. Globalização, identidade e diferença. Novos Estudos.
CEBRAP. nº 49, 1997, pp. 47-64.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura . São Paulo: Editora Brasiliense, 2015.
ROSA, H. Social acceleration: a new theory of modernity. New York: Columbia
University Press, 2015.
SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da Sociologia. Rio de Janeiro, Jorge
Zahar Edidor, 2006.
SOMBART, Werner. El Burgues: contribucion a la historia espiritual del hombre
economico. Madrid: Alianza Editorial, 2006.
TONNIES, Ferdinand. Teoria della comunitá; Le forme della volontá umana. In:
Comunitá e Societá. Roma, Laterza, 2011.