Art Um Barril de Pólvora, porém molhada: por que uma guerra entre China e Japão pelo domínio das ilhas Senkaku não acontecerá

A barrel of gunpowder, but wet:Why a war for the control of the Senkaku islands between China and Japan will not happen

  • Pedro Antonio Saraiva de Carvalho Pereira Francez Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Palavras-chave: China, Ilhas Senkaku, Interdependência Complexa, Japão, Mar do Sul da China

Resumo

Neste artigo,será abordada a disputa territorial entre a República Popular da China e o Japão pelo arquipélago de Senkaku. Concomitantemente, também estaráem análise os tratados históricos acerca do tema e a interpretação de ambos os Estados sobre os documentos. No que tange à comunicação entre os dois países, será relativizado o porquê ainda não eclodiu um conflito armado entre os dois país espelo domínio das Ilhas Senkaku. Ambos têm interesses nas ilhase, inclusive, já se ameaçaram e medem poder o tempo todo. O que faz com que eles não se ataquem de fato, ocasionando uma guerra? Ateoria da interdependência complexa, de Keohane & Nye (2012), aplicada entre China e Japão como fator impeditivo de conflitos armados,será apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Antonio Saraiva de Carvalho Pereira Francez, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Publicado
23-06-2019
Como Citar
CARVALHO PEREIRA FRANCEZ, P. A. S. DE. Art Um Barril de Pólvora, porém molhada: por que uma guerra entre China e Japão pelo domínio das ilhas Senkaku não acontecerá. Aquila, n. 21, p. 355-366, 23 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre