Art Ruminandoa novela pecuária entre bois, vacas e bezerros:transgressão formal e cultura de proposta em Fazenda Modelo, de Chico Buarque

Ruminating a novel about livestock farming, of oxen, cows and calves: formal transgression and proposal culture in Fazenda Modelo, by Chico Buarque

  • Jhonatan Rodrigues Peixoto da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Palavras-chave: Novela, Fazenda Modelo, Chico Buarque

Resumo

Este artigo possui o escopo de aviar uma análise de Fazenda Modelo(1974), de Chico Buarque, a partir da dicotomia teórica, cuja terminologia provém originalmente de Umberto Eco, cultura de entretenimento e cultura de proposta, ensejando demonstrar as transgressões formais e conteudísticas presentes na obra literária supracitada. A fim de alcançar os referidos objetivos, o artigo forasegmentado em duas partes distintas representadaspor dois tópicos: num primeiro momento, optou-se por aduzir formalmente Fazenda Modeloao leitor, a fim de familiarizá-lo ao enredo da novela e contextualizá-lo acerca das conjunturas que incitaram a elaboraçãoea publicação da obra em questão e levaramChico Buarque a debutar na seara da literatura. No segundo tópico, a novela buarquiana é analisada segundo os preceitos teóricos apresentados, num movimento reflexivo e analítico que se propõe a demonstrar as variadas transgressões e subversões formais e conteudísticas presentes na tessitura textual de Fazenda Modelo. Recorre-se, para lograr os objetivos citados, a teóricos como Roland Barthes (2013), José Paulo Paes (1990), Regina Zappa (2011), Regina Zilberman (2004), Massaud Moisés (1995) e Leyla Perrone-Moisés (2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhonatan Rodrigues Peixoto da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestreem Teoria daLiteratura e Literatura Comparada pela UERJ e doutorando em Literatura Brasileira pela supracitada instituição. A teoria da autoficção e a faceta romancista de Chico Buarque são o cerne de sua pesquisa.

Publicado
26-06-2019
Como Citar
PEIXOTO DA SILVA, J. R. Art Ruminandoa novela pecuária entre bois, vacas e bezerros:transgressão formal e cultura de proposta em Fazenda Modelo, de Chico Buarque. Aquila, n. 21, p. 285-303, 26 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre