O repensar tempels: o que significa educar um bantu?

Rethinking tempels: what does it mean to educate a bantu?

Autores

  • Belito Vasco Francisco Universidade Pedagógica

Palavras-chave:

Filosofia Africana, Ontologia, Educação, Bantu, Tempels

Resumo

O presente artigo aborda o Repensar Tempels: o que significa educar um Bantu? a partir das contribuições educacionais tempelsianas no eixo da Filosofia Africana hoje. Pretende-se reflectir sobre as tais contribuições educativas presentes na obra Filosofia Bantu. Vivemos uma crise educacional recorrente que precisa de um reparo a partir das contribuições de Tempels. A educação sendo um processo no qual a sociedade prepara seus membros para vida futura, garantindo a continuidade e o desenvolvimento. Ela é dinâmica e procura estratégias melhores para responder os desafios que a sociedade enfrenta na época. Tempels, neste âmbito da educação, procurou generalizar o aspecto, provavelmente devido às semelhanças que este povo falante de língua Bantu possui, bem como as formas de transmissão dos valores nas culturas Bantu. A pesquisa parte da obra Filosofia Bantu de Tempels, na qual ele expõe toda temática em volta da Ontologia como substrato de compreensão.

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Biografia do Autor

Belito Vasco Francisco, Universidade Pedagógica

Licenciado em História e Filosofia pela Universidade Pedagógica UP (Beira), mestre em Educação/Ensino de Filosofia pela mesma UP (Maputo) Moçambique, é docente de Filosofia da Educação, Filosofia da História, Hermenêutica, Ética e Deontologia Profissional, Antropologia Cultural, Introdução à Filosofia na UniLicungo - Quelimane e doutorando em Filosofia.

Referências

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

VASCO FRANCISCO, Belito. O repensar tempels: o que significa educar um bantu? Rethinking tempels: what does it mean to educate a bantu?. Aquila, [S. l.], n. 27, p. 179–194, 2022. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/333. Acesso em: 14 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre