Art Antero de Quental e a decadência portuguesa: contribuição sociológica e psicanalítica

Antero de Quental e a decadência portuguesa: contribuição sociológica e psicanalítica

  • Flávia Rodrigues Bittencourt Universidade de São Paulo - USP
Palavras-chave: Decadência, História, Sociedade, Psicanálise

Resumo

Compreender a sociedade se constituicomo um dos principais desafios em diferentes linhas de conhecimento. A complexidade dos temas envoltos nas relações humanas exige certos cuidados que ultrapassam perspectivas isoladas do saber. História, sociologia e psicanálise indicam princípiosessenciais na construção de um saber mais completo, portanto, algumas de suas concepções foram desenvolvidas e articuladas nesta reflexão como meio de se entender o abatimento social dos portugueses no século XIX. Antero de Quental foi um dos principais teóricosdas causas da decadência de Portugal, sua sensibilidade e seus apontamentos frente às questões de mentalidade, de história e de sociedade fazem de seus escritos fontes adequadas para uma abordagem interdisciplinar.Ademais, o autor objetivou a modernização portuguesa ao discutir o processo de marginalização da nação, suas causas e possíveis soluções para a superação do atraso.Nesse sentido, acredita-seque o pensamento de Antero e a abordagem aqui proposta são dois fatores que se complementam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Rodrigues Bittencourt, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP). Integrante do Núcleo de Estudos Ibéricos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dedica-se à pesquisa com ênfase em História Ibérica, com enfoque no século XIX, estuda principalmente os seguintes temas: história das ideias republicanas em Portugal, geração de 1870 e intelectualidade portuguesa.

Publicado
25-06-2019
Como Citar
BITTENCOURT, F. R. Art Antero de Quental e a decadência portuguesa: contribuição sociológica e psicanalítica. Aquila, n. 21, p. 35-53, 25 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre