Art “A gente não somos inútil”: o rock como ação política na década de 1980

“We are not useless": rock as a political action in the 1980’s.

  • Luís Fellipe Fernandes Afonso Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Palavras-chave: Rock, Juventude, Política, Redemocratizção

Resumo

Durante certotempo, a década de 1980 foi conhecida como “a década perdida”.Devido às crises econômicas e políticas, a juventude dessa geração foi reconhecida por não ter vontade política, principalmente quando comparada aos jovens de 1960. Assim, a geração que deveria liderar as mudanças políticas que estavam acontecendo no processode redemocratização do país e a luta por importantes mudanças sociais mostrava-se apática e sem interesse pela política tradicional. Mas será que essa visão está realmente correta? Neste artigo,vamos discutircomo os jovens brasileiros estavam produzindonovas questões e novas formas de ação políticas, por meioda consolidação da cena roqueira nacional.Essa geração apresenta novas formas de intervençãopela música, pois, por meio dela,são embutidos os valores e as experiências políticas dessa juventude,ao mesmo tempo em que ela também se apresenta como uma forma de ação e organização dos pensamentos políticos desse grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fellipe Fernandes Afonso, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor na Secretaria de Educaçãodo Estadodo Rio de Janeiro (SEEDUC), Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ) e Mestre em Histórica Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ).

Publicado
20-06-2019
Como Citar
FERNANDES AFONSO, L. F. Art “A gente não somos inútil”: o rock como ação política na década de 1980. Aquila, n. 21, p. 15-34, 20 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre