Integração dos recursos digitais nas práticas pedagógicas do ensino remoto

Integration of digital resources in pedagogical practices of remote teaching

Autores

  • Andressa Agnes de Assis Silva
  • Douglas Mendes Brites Pastura Diaz

DOI:

https://doi.org/10.61565/2317-6474.2024.561

Palavras-chave:

Tecnologias, Necessidades Pedagógicas, Ensino remoto, Ferramentas digitais

Resumo

Com as constantes mudanças atreladas às necessidades pedagógicas dos nativos digitais e com as demandas impostas repentinamente pela pandemia do coronavírus, evidenciou-se a necessidade de integrar as tecnologias digitais no meio educacional. Frente a isso, o objetivo desta pesquisa surgiu da
necessidade de mitigar acerca da integração dos recursos digitais na prática pedagógica do ensino remoto de modo a dirimir sobre as contribuições dessa integração, destacando as principais ferramentas pedagógicas digitais utilizadas que possam potencializar uma melhor prática de ensino para as atividades remotas. Para tanto, buscou-se a exemplificação da pesquisa por meio da apresentação de um estudo de caso elucidando a integração das ferramentas digitais na prática educativa. O estudo ratificou a importância da formação docente, uma vez que se apresentam como pilares fundamentais no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Enquanto ferramentas digitais capazes de integrar, capacitar e motivar os alunos, diversas podem ser citadas e utilizadas, conforme estudo, como Google Drive, Google Meet, Blogger, Trello, Youtube, Khan Academy, dentre outros. Para embasamento da pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, por meio da leitura de livros, artigos e demais documentos pertinentes, que embasaram as conceituações relacionadas ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANNA, D. F. F. A; ANNA, D. V. Google Meet como modalidade de ensino remoto: possibilidade de prática pedagógica. São Carlos: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias/ Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2020. [Online]. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1787/1424>. Acesso 15 jul. 2024.

BARROSO, F; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Juiz de Fora: Pesquisa E Debate Em Educação, 2020.[Online]. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31969/21198>. Acesso 16 jul. 2024.

BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. [Online]. Disponível em: <https://www.google.com.br/books/edition/Modelos_Pedag%C3%B3gicos_em_Educa%C3%A7%C3%A3o_a_Dis/_M6_ZHuR4s0C?hl=ptBR&gbpv=1&dq=elearning+conceito&printsec=frontcover>. Acesso 26 jun. 2024.

BENEDETTI, C. R; COSTA, D. Vantagens e desvantagens na EAD. [e‐book] Flórida: Must University, 2021.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. [Online]. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9057-25-maio-2017-784941-publicacaooriginal-152832-pe.html>. Acesso 29 jun. 2024.

FARIAS, A. P. S; AMORIM, B. P; FEITOSA, M. J. S; ARAÚJO, A. G. Processo de adaptação e mudança estratégica em uma instituição de ensino superior. XX Seminários em Administração, 2017. [Online]. Disponível em: <https://login.semead.com.br/20semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=463>. Acesso 29 jun. 2024.

GROSSI, M. G. R; MURTA, F. C; SILVA, M. D. A aplicabilidade das ferramentas digitais da web 2.0 no processo de ensino e aprendizagem. [Online], 2018. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/%20article/view/5954 >. Acesso 14 jul. 2024.

MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a Distância - Uma visão Integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2001.

SAE DIGITAL. Ferramentas digitais para o Ensino Remoto. [Online], n.d. Disponível em: <https://sae.digital/ferramentas-digitais-para-o-ensino-remoto/>. Acesso 13 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

AGNES DE ASSIS SILVA, Andressa; MENDES BRITES PASTURA DIAZ, Douglas. Integração dos recursos digitais nas práticas pedagógicas do ensino remoto: Integration of digital resources in pedagogical practices of remote teaching. Aquila, [S. l.], n. 31, p. 029–038, 2025. DOI: 10.61565/2317-6474.2024.561. Disponível em: https://ojs.uva.br/index.php/revista-aquila/article/view/192. Acesso em: 16 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Temática Livre