Integração dos recursos digitais nas práticas pedagógicas do ensino remoto

Integration of digital resources in pedagogical practices of remote teaching

  • Andressa Agnes de Assis Silva
  • Douglas Mendes Brites Pastura Diaz
Palavras-chave: Tecnologias, Necessidades Pedagógicas, Ensino remoto, Ferramentas digitais

Resumo

Com as constantes mudanças atreladas às necessidades pedagógicas dos nativos digitais e com as demandas impostas repentinamente pela pandemia do coronavírus, evidenciou-se a necessidade de integrar as tecnologias digitais no meio educacional. Frente a isso, o objetivo desta pesquisa surgiu da
necessidade de mitigar acerca da integração dos recursos digitais na prática pedagógica do ensino remoto de modo a dirimir sobre as contribuições dessa integração, destacando as principais ferramentas pedagógicas digitais utilizadas que possam potencializar uma melhor prática de ensino para as atividades remotas. Para tanto, buscou-se a exemplificação da pesquisa por meio da apresentação de um estudo de caso elucidando a integração das ferramentas digitais na prática educativa. O estudo ratificou a importância da formação docente, uma vez que se apresentam como pilares fundamentais no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Enquanto ferramentas digitais capazes de integrar, capacitar e motivar os alunos, diversas podem ser citadas e utilizadas, conforme estudo, como Google Drive, Google Meet, Blogger, Trello, Youtube, Khan Academy, dentre outros. Para embasamento da pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, por meio da leitura de livros, artigos e demais documentos pertinentes, que embasaram as conceituações relacionadas ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANNA, D. F. F. A; ANNA, D. V. Google Meet como modalidade de ensino remoto: possibilidade de prática pedagógica. São Carlos: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias/ Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2020. [Online]. Disponível em: . Acesso 15 jul. 2024.

BARROSO, F; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Juiz de Fora: Pesquisa E Debate Em Educação, 2020.[Online]. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31969/21198>. Acesso 16 jul. 2024.

BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. [Online]. Disponível em: . Acesso 26 jun. 2024.

BENEDETTI, C. R; COSTA, D. Vantagens e desvantagens na EAD. [e‐book] Flórida: Must University, 2021.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. [Online]. Disponível em: . Acesso 29 jun. 2024.

FARIAS, A. P. S; AMORIM, B. P; FEITOSA, M. J. S; ARAÚJO, A. G. Processo de adaptação e mudança estratégica em uma instituição de ensino superior. XX Seminários em Administração, 2017. [Online]. Disponível em: . Acesso 29 jun. 2024.

GROSSI, M. G. R; MURTA, F. C; SILVA, M. D. A aplicabilidade das ferramentas digitais da web 2.0 no processo de ensino e aprendizagem. [Online], 2018. Disponível em: . Acesso 14 jul. 2024.

MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a Distância - Uma visão Integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2001.

SAE DIGITAL. Ferramentas digitais para o Ensino Remoto. [Online], n.d. Disponível em: . Acesso 13 jul. 2024.
Publicado
24-03-2025
Como Citar
AGNES DE ASSIS SILVA, A.; MENDES BRITES PASTURA DIAZ, D. Integração dos recursos digitais nas práticas pedagógicas do ensino remoto. Aquila, n. 31, p. 029-038, 24 mar. 2025.
Seção
Artigos de Temática Livre