Integração dos recursos digitais nas práticas pedagógicas do ensino remoto
Integration of digital resources in pedagogical practices of remote teaching
Resumo
Com as constantes mudanças atreladas às necessidades pedagógicas dos nativos digitais e com as demandas impostas repentinamente pela pandemia do coronavírus, evidenciou-se a necessidade de integrar as tecnologias digitais no meio educacional. Frente a isso, o objetivo desta pesquisa surgiu da
necessidade de mitigar acerca da integração dos recursos digitais na prática pedagógica do ensino remoto de modo a dirimir sobre as contribuições dessa integração, destacando as principais ferramentas pedagógicas digitais utilizadas que possam potencializar uma melhor prática de ensino para as atividades remotas. Para tanto, buscou-se a exemplificação da pesquisa por meio da apresentação de um estudo de caso elucidando a integração das ferramentas digitais na prática educativa. O estudo ratificou a importância da formação docente, uma vez que se apresentam como pilares fundamentais no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Enquanto ferramentas digitais capazes de integrar, capacitar e motivar os alunos, diversas podem ser citadas e utilizadas, conforme estudo, como Google Drive, Google Meet, Blogger, Trello, Youtube, Khan Academy, dentre outros. Para embasamento da pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica que, por meio da leitura de livros, artigos e demais documentos pertinentes, que embasaram as conceituações relacionadas ao tema.
Downloads
Métricas
Referências
BARROSO, F; ANTUNES, M. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática docente. Juiz de Fora: Pesquisa E Debate Em Educação, 2020.[Online]. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31969/21198>. Acesso 16 jul. 2024.
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. [Online]. Disponível em:
BENEDETTI, C. R; COSTA, D. Vantagens e desvantagens na EAD. [e‐book] Flórida: Must University, 2021.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. [Online]. Disponível em:
FARIAS, A. P. S; AMORIM, B. P; FEITOSA, M. J. S; ARAÚJO, A. G. Processo de adaptação e mudança estratégica em uma instituição de ensino superior. XX Seminários em Administração, 2017. [Online]. Disponível em:
GROSSI, M. G. R; MURTA, F. C; SILVA, M. D. A aplicabilidade das ferramentas digitais da web 2.0 no processo de ensino e aprendizagem. [Online], 2018. Disponível em:
MOORE, M; KEARSLEY, G. Educação a Distância - Uma visão Integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2001.
SAE DIGITAL. Ferramentas digitais para o Ensino Remoto. [Online], n.d. Disponível em: