A Psicologia Escolar e a promoção de habilidades socioemocionais

The School Psychology and the promotion of socioemotional skill

  • Raquel da Silva Rosas Universidade Veiga de Almeida
Palavras-chave: Habilidades Sociais, Socioemociona, Psicologia Escolar, Interacionismo, Formação continuada de professores

Resumo

A escola é uma das instituições mais importantes na socialização do ser humano, por isso precisa preparar o indivíduo para estabelecer vínculos sociais ao longo da vida. As habilidades socioemocionais são essenciais nesse processo. O objetivo deste estudo é contribuir para a promoção das habilidades socioemocionais, mais especificamente se tratando da atuação da psicologia aplicada ao contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tomando-se como base livros especializados, artigos científicos e outros materiais de nacionalidade brasileira, escritos em português e indexados em sites reconhecidamente científicos. A pesquisa permitiu compreender que a escola é um espaço privilegiado para a promoção das habilidades socioemocionais, tendo em vista a integralidade do sujeito. Após apresentar momentos do desenvolvimento histórico e definições, o estudo apontou para os desafios e
possibilidades de atuação do Psicólogo Escolar. O Psicólogo Escolar pode atuar na formação continuada de professores, diretamente com os alunos, mas também em conjunto com seus familiares. É necessário, além disso, dirigir-se as próprias práticas institucionais, considerando seus atravessamentos históricos e políticos. Assim, as habilidades socioemocionais não devem ser tratadas apenas como temática curricular, mas como um aspecto da dimensão constitutiva do ser humano que perpassa todos os ambientes e momentos das instituições educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção psicopedagógica, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. Psicologia e Educação no Brasil: uma análise histórica. In: AZZI, R.G; GIANFALDONI, M.H.T.A. (orgs.) Psicologia e educação, v. 1, p. 9-32, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

BOCK, A.M.B; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologias. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

CANETTIERI, Marina Kurotusch; PARANAHYBA, Jordana de Castro Balduino;

SANTOS, Soraya Vieira. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação & Formação, v. 6, n. 2, 2021.

CFP, Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica / Conselho Federal de Psicologia. 2. Ed., Brasília: CFP, 2019.

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda AP. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 2005.

DIAS, Ana Cristina Garcia; PATIAS, Naiana Dapieve; ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Psicologia Escolar e possibilidades na atuação do psicólogo: Algumas
reflexões. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 105-111, 2014.

MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e organização: Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

OLIVEIRA, Patricia Vieira de; MUSZKAT, Mauro. Revisão integrativa sobre métodos e estratégias para promoção de habilidades socioemocionais. Revista Psicopedagogia, v. 38, n. 115, p. 91-103, 2021.

SILVA, Pedro Antônio Borges; JUNIOR, João Camilo Souza. Psicologia escolar: reflexões sobre os desafios na atuação profissional. Cadernos da FUCAMP, v. 19, n.
37, 2020.

TURBAY, J. S. A Psicologia da educação aplicada em uma turma durante um período escolar confrontando a teoria e a prática. In: Revista eletrônica dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis OPET. n°06, 2011.

VASCONCELOS, C.; PRAIA, J.F.; ALMEIDA, L.S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. In: Revista Psicologia Escolar e Educacional. vol.7, n° 1, jun. 2003.

VERSUTI, Fabiana Maris et al. Habilidades socioemocionais e tecnologias educacionais: revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1086-1104, 2020.

VIANA, M.N. Interfaces entre a Psicologia e a Educação: Reflexões sobre a atuação em Psicologia Escolar In: VIANA, M.N; FRANCISCHINI, R. Psicologia Escolar: que fazer é esse? 1ª ed. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2016.
Publicado
24-03-2025
Como Citar
DA SILVA ROSAS, R. A Psicologia Escolar e a promoção de habilidades socioemocionais. Aquila, n. 31, p. 013-028, 24 mar. 2025.
Seção
Artigos de Temática Livre