Desvendando o mundo: o ensino de geografia como exploração das práticas espaciais de significação
Unveiling the world: geography teaching as exploration of spatial practices of significatio
Resumo
Este artigo examina o ensino de Geografia como uma prática essencial para a compreensão das práticas espaciais de significação. A Geografia Humana oferece uma perspectiva única para analisar as interações complexas entre sociedade e espaço. Exploramos como o ensino dessa disciplina pode capacitar os alunos a desvendar o mundo ao seu redor, incentivando a reflexão crítica sobre a forma como os lugares são percebidos, construídos e significados. Abordamos estratégias de ensino que promovem o desenvolvimento de habilidades geográficas e a compreensão das dinâmicas espaciais, contribuindo para uma cidadania informada e engajada. Este artigo destaca a importância do ensino de Geografia na formação de indivíduos capazes de decifrar e transformar o ambiente em que vivem.
Downloads
Métricas
Referências
DE MIGUEL, R. G. Pensamiento Espacial y Conocimiento Geográfico em los Nuevos Estilos de Aprendizaje. In: Nativos Digitales Y Geografía en el siglo XXI: Educacion Geográfica y sistemas de aprendizaje. XI Congreso Nacional de Didáctica de la Geografía, Asociación de Geógrafos Españoles, Universidad Pablo de Olavide y Universidad de Alicante, 2016. p.11-39.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. p.279.
ROQUE ASCENÇÃO, V. de O.; VALADÃO, R. C. As dimensões escalares e a abordagem de conteúdos geográficos. Anekumene, Bogotá, n.2, p.152-66, 2011.
SANTOS, Milton - Por uma outra Globalização – do pensamento único à consciência universal. 15ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SANTOS, D. O que é Geografia. Apostilado, 2007. D
SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. 7. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Edusp, 2012.
SILVA, A. C. O espaço fora do lugar. São Paulo: Hucitec,1978.
STRAFORINI, R. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, ano 18, v.I, n.18, p.95-114, jan./jun. 2002.
STRAFORINI. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nos anos iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.