Desvendando o mundo: o ensino de geografia como exploração das práticas espaciais de significação

Unveiling the world: geography teaching as exploration of spatial practices of significatio

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos USP/IEA
Palavras-chave: Geografia, Ensino, Práticas Espaciais, Significação, Educação

Resumo

Este artigo examina o ensino de Geografia como uma prática essencial para a compreensão das práticas espaciais de significação. A Geografia Humana oferece uma perspectiva única para analisar as interações complexas entre sociedade e espaço. Exploramos como o ensino dessa disciplina pode capacitar os alunos a desvendar o mundo ao seu redor, incentivando a reflexão crítica sobre a forma como os lugares são percebidos, construídos e significados. Abordamos estratégias de ensino que promovem o desenvolvimento de habilidades geográficas e a compreensão das dinâmicas espaciais, contribuindo para uma cidadania informada e engajada. Este artigo destaca a importância do ensino de Geografia na formação de indivíduos capazes de decifrar e transformar o ambiente em que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CAPEL, H. Filosofía y ciencia en la geografía contemporánea. Nueva edición ampliada. Barcelona: Barcanova, 2012.

DE MIGUEL, R. G. Pensamiento Espacial y Conocimiento Geográfico em los Nuevos Estilos de Aprendizaje. In: Nativos Digitales Y Geografía en el siglo XXI: Educacion Geográfica y sistemas de aprendizaje. XI Congreso Nacional de Didáctica de la Geografía, Asociación de Geógrafos Españoles, Universidad Pablo de Olavide y Universidad de Alicante, 2016. p.11-39.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. p.279.

ROQUE ASCENÇÃO, V. de O.; VALADÃO, R. C. As dimensões escalares e a abordagem de conteúdos geográficos. Anekumene, Bogotá, n.2, p.152-66, 2011.

SANTOS, Milton - Por uma outra Globalização – do pensamento único à consciência universal. 15ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SANTOS, D. O que é Geografia. Apostilado, 2007. D

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. 7. ed. 1. reimpressão. São Paulo: Edusp, 2012.

SILVA, A. C. O espaço fora do lugar. São Paulo: Hucitec,1978.

STRAFORINI, R. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, ano 18, v.I, n.18, p.95-114, jan./jun. 2002.

STRAFORINI. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nos anos iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
Publicado
23-03-2025
Como Citar
MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS, D. Desvendando o mundo: o ensino de geografia como exploração das práticas espaciais de significação. Aquila, n. 32, p. 237-248, 23 mar. 2025.
Seção
Artigos de Temática Livre