O Projeto Político Pedagógico do curso de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRGS

The pedagogical political project of the statistics of the statistics course of the Federal University of Rio Grande do Sul: an analysis in relation to the Institutional Development plan at UFRGS

  • Michele da Silva Nimeth Riella
  • Ana Cristina Ghisleni Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Projeto político-pedagógico, Gestão da educação superior, Gestão pedagógica

Resumo

O estudo destaca aspectos do Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Estatística da Univer-sidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) do ano de 2017, considerando seu alinhamento com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) contemplado no Plano de desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade (2016-2026). Identifica elementos relevantes que reforçam a conectividade da gestão a um modelo educacional democrático, social e igualitário, pois, ao relacionar os dois documentos, torna-se possível identificar pontos de interseção em vários aspectos pedagógicos e de gestão. O artigo se utiliza do método qualitativo, que se dedica as questões que não podem ser quantificadas, focando-se na compreensão e explicação das interações sociais existentes (GERHARDT; SILVEIRA; 2009), utilizando como técnica a pesquisa documental.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Ghisleni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

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Publicado
15-08-2020
Como Citar
DA SILVA NIMETH RIELLA, M.; GHISLENI, A. C. O Projeto Político Pedagógico do curso de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRGS. Aquila, v. 1, n. 23, p. 43-56, 15 ago. 2020.
Seção
Dossiê Temático