Adolescência como travessia subjetiva e campo de normatização: diálogos entre psicanálise e Michel Foucault

Adolescence as Subjective Passage and Field of Normalization: Dialogues Between Psychoanalysis and Michel Foucault

Autores

  • Fabíola Vanessa Hatochyn de Andrade Figueira Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.61565/trivium.i1.392

Palavras-chave:

Adolescência, Subjetivação, Normativação, Resistência

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como a série Adolescência representa os modos de subjetivação dos personagens adolescentes, articulando conceitos da psicanálise e os dispositivos de poder e saber. Adotamos a metodologia de pesquisa bibliográfica com a análise teórica das imagens e discursos da série, a partir do referencial psicanalítico e foucaultiano. Os resultados apontam que os personagens encenam conflitos próprios da travessia adolescente, sendo constantemente interpelados por discursos normativos que tentam moldar seus corpos, afetos e comportamentos. Conclui-se que a série evidencia o entrelaçamento entre desejo e norma, mas também insinua brechas para resistências singulares
e reinvenções de si.

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Biografia do Autor

Fabíola Vanessa Hatochyn de Andrade Figueira, Universidade Veiga de Almeida

Psicóloga. Doutoranda em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

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Publicado

2025-08-09

Como Citar

Hatochyn de Andrade Figueira, F. V. (2025). Adolescência como travessia subjetiva e campo de normatização: diálogos entre psicanálise e Michel Foucault: Adolescence as Subjective Passage and Field of Normalization: Dialogues Between Psychoanalysis and Michel Foucault. Trivium - Estudos Interdisciplinares, (1), 114–125. https://doi.org/10.61565/trivium.i1.392