Dinâmica atual da fronteira agrícola na amazônia legal: agentes, processos e formas
Current dynamics of the agricultural frontier in the brazilian legal amazon: agents, processes and forms
Palavras-chave:
Fronteira agrícola, Amazônia Legal, geografia agráriaResumo
O objetivo do presente artigo é dissertar, de maneira ampla, sobre a dinâmica atual da fronteira agrícola no Brasil, identificando os agentes e os processos por trás de seu avanço sobre o território da Amazônia Legal em sua história recente e descrevendo sua morfologia. A fronteira agrícola é um espaço de tensões e conflitos, onde, de um lado, se verifica a expansão da grande lavoura tecnificada, das redes agroindustriais, do capital financeiro e da destruição florestal sobre os biomas do cerrado e amazônico, e, de outro, a resistência dos camponeses, dos povos originários e das comunidades tradicionais, que lutam pelos seus direitos sociais, ambientais e territoriais.
Downloads
Referências
18, n. 1, p. 47-59, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.63437.
______________. Reestruturação Produtiva, Território e Difusão de Inovações no Campo. 1a. ed. A Agricultura de Precisão em Mato Grosso. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2012.
______________. Limites à modernização da agricultura familiar em Mato Grosso nos marcos do Programa Selo Combustível Social. Novas Fronteiras
do Biodiesel na Amazônia. Limites e Desafios da Incorporação da Pequena Produção Agrícola. Bernardes, J. A. e Aracri, L. A. (orgs) 1a. ed. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2011.
______________. Práticas espaciais e a difusão da agricultura de precisão em Canarana – MT. Geografias da Soja III: Novas Fronteiras da Técnica no Vale
do Araguaia. Bernardes, J. A. e ARRUZZO, R. C. (orgs) 1a. ed. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2009.
AZEVEDO-RAMOS, C. et al. Lawless land in no man's land: the undesignated public forests in the Brazilian Amazon. Land and Use Policy, Ensched (NL), n.
99, p. 1-5, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.landusepol.2020.104863
BERNARDES, J. A. e ARACRI, L. A. Novas Fronteiras do Biodiesel na Amazônia. Limites e Desafios da Incorporação da Pequena Produção Agrícola. 1a. ed. Rio de Janeiro: Arquimedes, 2011.
BECKER, B. Significância contemporânea da fronteira: uma interpretação geopolítica a partir da Amazônia Brasileira. Fronteiras. Aubertin, C. (org) 1a. ed. Brasília: Ed. Unb, 1988.
BERNSTEIN, H. Dinâmicas de Classe da Mudança Agrária. 1a. ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
CANO, W. Desconcentração Produtiva Regional do Brasil: 1970-2005. São Paulo: Ed. Unesp, 2008.
CARLOS, A. F. A. A Condição Espacial. 1a. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
CORRÊA, R. L. Espaço: conceito-chave da Geografia. Geografia: Conceitos e Temas. Corrêa, R. L., Castro, I. E. e Gomes, P. C. (orgs) 2a. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
FREDERICO, S. e ALMEIDA, M. Economia política do território e logística do agronegócio nos cerrados brasileiros. Agriculturas Empresariais e Espaços Rurais na Globalização. Abordagens a Partir da América do Sul. Bühler, E.- A., Guibert, M. e Oliveira, W. L. de (orgs.) 1a. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2016.
HARVEY, D. A Produção Capitalista do Espaço. 1a. ed. São Paulo: Annablume, 2005.
LOURENÇO, T. C. M. De Desterritorializados Sem Terra a Desterritorializados Com Terra? Uma Análise dos Assentamentos Rurais no Nordeste Mato-Grossense. 2020. 293 f. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
MARTINS, J. de S. Fronteira: A Degradação do Outro nos Confins do Humano. 2a. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
MONTEIRO, D. Processos de espoliações no Brasil atual: ofensivas do agronegócio sobre os direitos ambientais e territoriais. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 18, n. 1, p. 74-95, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.12957/tamoios.2022.63317 .
MOREIRA, R. Formação Espacial Brasileira. Contribuição Crítica aos Fundamentos da Geografia do Brasil. 1a. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2012.
OLIVEIRA, A. U. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: FFLCH, 2007.
PORTO-GONÇALVES, C. W. A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização. 1a. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
REDE SOCIAL DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS. A Empresa Radar S/A e a Especulação com Terras no Brasil. 1a. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2015.
SASSEN, S. Expulsões. Brutalidade e Complexidade na Economia Global. 1a. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016.