Produção de material didático para o ensino de poluição aquática e educação ambiental nas escolas

Production of didactic material for teaching water pollution and environmental education in schools

  • Gabriel De La Rocque Rodrigue De Miranda Universidade Veiga de Almeida
  • Maíra Moraes Universidade Veiga de Almeida
Palavras-chave: Conscientização, Sustentabilidade, Eutrofização, Preservação

Resumo

A preocupação com as questões ambientais tem se tornado cada vez mais recorrentes, uma vez que os recursos naturais se encontram comprometidos. Este artigo tem o objetivo de estimular nos estudantes o interesse pelas questões ambientais e entender a Educação Ambiental como um mecanismo de formação para a preservação de ambientes aquáticos. A partir desse panorama, espera-se criar uma conscientização nos alunos e gerar uma reflexão sobre os cuidados com o ambiente. A abordagem utilizada neste artigo, foi qualitativa, na qual a informação utilizada foi encontrada no portal SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. Além disso, foi criado um plano de aula sobre o assunto, para o 7º ano do ensino fundamental, no qual é proposto a utilização de um Flyer didático, que foi confeccionada utilizando a plataforma Canva. Através dessa proposta pedagógica, pretendemos criar nos alunos um senso crítico e demostrar a importância de promover a sustentabilidade como uma ferramenta de bem-estar social e para com o ambiente.

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Publicado
14-04-2025
Como Citar
DE LA ROCQUE RODRIGUE DE MIRANDA, G.; MORAES, M. Produção de material didático para o ensino de poluição aquática e educação ambiental nas escolas. Aquila, n. 29, p. 133-154, 14 abr. 2025.
Seção
Artigos de Temática Livre