Histórias que encantam: a influência da literatura infantil para a formação leitora na infância
Enchanting stories: the influence of children’s literature on reader formation in childhood
Resumo
O presente trabalho pesquisa teve como objetivo investigar e compreender as contribuições da literatura infantil no processo de formação de leitores, bem como os benefícios da leitura para o desenvolvimento integral da criança. Através da metodologia de pesquisa bibliográfica, em diferentes meios, foram exploradas e descritas reflexões sobre a importância de uma literatura desenvolvida especificamente para crianças para a formação leitora na infância. A produção e resultados da pesquisa bibliográfica indicam, em primeiro momento, o processo histórico de desenvolvimento e produção de uma literatura específica e direcionada para as crianças, mostrando sua evolução ao longo dos séculos,
adaptando-se às necessidades educativas e culturais de cada época. Em um segundo momento, temos o posicionamento da literatura infantil não só como um gênero literário, mas como porta de entrada para o universo da leitura, com estímulos capazes de suscitar o interesse e o hábito de ler. No terceiro momento, temos a importância da leitura sob a ótica do desenvolvimento cognitivo e socioemocional infantil, mostrando-se fundamental para a obtenção de habilidades imprescindíveis para um desenvolvimento humano pleno e emancipatório.
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Referências
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