A prevalência da Síndrome de Burnout em relação aos processos acadêmicos vividos pelos formandos de Psicologia
The prevalence of Burnout Syndrome in relation to the academic processes experienced by Psychology graduates
Resumo
O estudo da síndrome de burnout tem se mostrado cada vez mais frequente e importante no âmbito acadêmico atual. Considerando a importância da temática, esse estudo teve como objetivo geral investigar a prevalência da síndrome de burnout em estudantes universitários concludentes do curso de psicologia e a sua relação com a rotina vivenciada pelos acadêmicos de psicologia vivenciada. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa com 80 alunos concludentes de psicologia de faculdades da cidade de Fortaleza. Foi aplicado, por meio do Google Forms, um questionário sociodemográfico e o inventário da síndrome de burnout de Maslach para estudantes, conhecido como MBI-SS. Os dados foram avaliados pelo software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Em relação à dinâmica de rotina dos estudantes, os resultados mostraram que 80% dos estudantes exercem atividades de trabalho ou estágio e 78,8% exercem atividades domésticas, foi observado também que aqueles alunos que exercem atividades físicas apresentaram uma diminuição nos índices das dimensões de burnout. Com relação aos níveis de burnout apresentados pelos alunos, os resultados indicaram altos índices nas dimensões de exaustão emocional e descrença, e índices médios na dimensão de eficácia profissional, o que mostra uma propensão dos alunos ao desenvolvimento da síndrome de burnout. Ao se fazer a correção dos dados obtidos, verificou-se que as atividades de trabalho ou estágio e atividades domésticas possuem uma relevância significativa no desenvolvimento da síndrome de burnout nos estudantes.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Conselho Federal de Psicologia. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília, p. 8, 2005.
BRASIL. Conselho Nacional De Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, p. 59, 2013.
BRASIL. Conselho Nacional De Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, p. 44-46, 2016.
CARDOSO, Hugo Ferrari et al. Síndrome de burnout: análise da literatura nacional entre 2006 e 2015. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 17, n. 2, p. 121-128, 2017.
CARLOTTO, Maria Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Características psicométricas do Maslach Burnout Inventory-Student Survey (MBI-SS) em estudantes universitários Brasileiros. Psico-USF, v.11, n.2, p.167-173, 2006.
COZBY, Paul C. Método de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003.
DE CÁSSIA FOGAÇA, Monalisa et al. Burnout em estudantes de psicologia: diferenças entre alunos iniciantes e concluintes. Aletheia, n. 38-39, 2012.
FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A.,2008.
MAROCO, João et al. O Burnout como factor hierárquico de 2ª ordem da Escala de Burnout de Maslach. Análise Psicológica, v. 26, n. 4, p. 639-649, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
OLIVEIRA, Adriana Rivoire Menelli de. Inovação no ensino superior–desafios e perspectivas nos espaços acadêmicos. Porto Alegre, 2014.
RUDÁ, Caio; COUTINHO, Denise; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Formação em psicologia: uma análise curricular de cursos de graduação no Brasil. Revista Curriculum, v. 17, n. 2, p. 419-440, 2019.