Teatro e sala de aula: diálogos possíveis. Um relato de experiência
Theater and classroom: possible dialogues - An experience report
Abstract
O surgimento da arte de representar confunde se com a própria história humana, já que o homem primitivo usava os rituais para agradecer ou celebrar os acontecimentos do cotidiano ou até mesmo promovia encenações sagradas para controlar fenômenos da natureza. Os egípcios transformavam os pequenos rituais em grandes rituais baseados em mitos. Mais tarde, na Grécia, surge o “ditirambo”, uma espécie de procissão informal que servia para homenagear o deus Dioniso. Na escola, o teatro começa já na infância através do “faz de conta” e da imitação da realidade, ajudando a desenvolver a criatividade e a comunicação, favorecendo a aprendizagem. Trata esse artigo de um relato de experiência pedagógica que buscou na dramatização inspiração e elementos que pudessem subsidiar a ação educativa na promoção de aprendizagens significativas. Para tanto, lança como foco central o uso de estratégias que valorizem o entretenimento enquanto pretexto, por meio do qual possam ser trazidas para o processo formativo em si dimensões pedagógicas alicerçadas no socioafetivo, permitindo aos sujeitos da aprendizagem a imer são num mundo recriado a partir das percepções e vivências pessoais, cujo pano de fundo é exatamente a realidade concreta.
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