ART Diagnóstico organizacional do setor de call center em uma empresa de medicina diagnóstica

Organizational Diagnosis of the call center in a diagnostic medicine company

  • Raphael Borges Lino Faculdade Paraíso
  • Douglas Vieira Barboza Faculdade União Araruama de Ensino
  • Marcelo Jasmim Meiriño Universidade Federal Fluminense - UFF
Palavras-chave: Planejamento, Treinamento, Call Center

Resumo

É muito importante para o desenvolvimento eficaz de qualquer empreendimento que todas as suas
nuances sejam bem conhecidas pelo gestor de modo que este possa sanar problemas de maneira mais
prática e orientada. Uma forma de conseguir isto é através do diagnóstico organizacional, logo este
trabalho teve como objetivo aplicar a referida técnica sobre o processo de recrutamento e seleção para
o setor de Call Center de uma empresa de medicina diagnóstica. Logo se realizou um breve estudo
sobre os conceitos de planejamento estratégico, negociação e treinamento, buscando entender seus
possíveis impactos, se aplicados em conjunto, ao processo de seleção de pessoal, foram levantados
documentos da organização e com base no conhecimento adquirido, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com uma amostra dos colaboradores que atuam no ambiente laboral estudado. Com a
realização do diagnóstico do processo de seleção para o setor de call center da empresa alvo, foi
possível identificar características anteriormente desconhecidas e propor possíveis melhorias para que
seja possível ter maior produtividade e menor rotatividade de colaboradores ao contratar e treinar
pessoas com o perfil alinhado à missão, visão, valores e cultura da empresa.

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Biografia do Autor

Raphael Borges Lino, Faculdade Paraíso

Graduado em Administração na Faculdade Paraíso

Douglas Vieira Barboza, Faculdade União Araruama de Ensino

Professor da Graduação em Engenharia de Produção na Faculdade União Araruama de Ensino

Marcelo Jasmim Meiriño, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professor no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Gestão Sustentáveis na Universidade
Federal Fluminense

Publicado
26-01-2020
Como Citar
LINO, R. B.; BARBOZA, D. V.; MEIRIÑO, M. J. ART Diagnóstico organizacional do setor de call center em uma empresa de medicina diagnóstica. Aquila, n. 22, p. 215 -231, 26 jan. 2020.
Seção
Artigos de Temática Livre