Art Imprensa e Poder: breves considerações historiográficas sobre as relações entre governantes e os jornais cariocas nos anos cinquenta

The Press and Power: brief historiographic considerations about the relations between governors and the newspapers of Rio de Janeiro in the fifties

  • Carla Magdenier Sobrino Universidade Estácio de Sá - UNESA
Palavras-chave: Relações de poder, Imprensa Carioca, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek

Resumo

Até meadosdo século XX, encontraríamos um jornalismo literário, seguindo um modelo francês, com enfoque em gêneros mais livres e opinativos, valorizando igualmente a crônica, o artigo polêmicoeo de fundo. Havia,ainda,a questão política, em que os diários serviam como porta-vozes do Estado, defendendo certos grupos dependendo da conjuntura. Já no decorrer da década de 1950, houve uma grande transformação na imprensa, não só em questões gráficas/técnicas quanto também nos conteúdos. O modelo norte-americano vigorava em detrimento do antigo francês literário. Abriu-se um espaço para um jornalismo dito “objetivo”, “imparcial” e “independente”. Contudo, mesmo diante de tais características, os periódicos nunca deixaram delado o seu caráter políticoe crítico.Este artigo tem por finalidade discutir, por meio de umbrevedebate historiográfico, as diversas relações de poder entrea imprensa, mais precisamente, a imprensacarioca dos anos cinquentacom os dois principais governantes da época: Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Magdenier Sobrino, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Tutora de História da América I no curso semipresencial de História (UNIRIO/CEDERJ). Pós-graduada em História do Brasil pela UNESA/RJ.

Publicado
23-06-2019
Como Citar
SOBRINO, C. M. Art Imprensa e Poder: breves considerações historiográficas sobre as relações entre governantes e os jornais cariocas nos anos cinquenta. Aquila, n. 21, p. 245-263, 23 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre