Saneamento básico e qualidade de vida: o que a escola tem a ver com isso?
Basic sanitation and quality of life: what does the school have to do with it?
Palavras-chave:
Saneamento, Saúde, Ecossistema, População, Abordagem EscolarResumo
Melhorar a qualidade de vida da população é um desafio para lideranças do mundo inteiro. Quando se fala em saneamento básico, nos vêm à mente as situações precárias da falta de água potável para consumo e a falta de tratamento para o esgoto doméstico, as quais afetam diretamente a saúde humana e o ecossistema. Em várias pesquisas realizadas, percebemos que existem diversas lideranças no mundo tratando do assunto, criando projetos e buscando colocá-los em prática, mesmo porque devem cumprir com determinadas leis de cuidados ambientais. Porém, a maioria das ações destes projetos são destinadas à área urbana, onde há maior concentração da população. Entretanto, na área rural, onde as condições de vida são mais difíceis, a população continua mais exposta aos riscos das possíveis doenças que a falta de saneamento básico pode causar. O objetivo geral deste artigo é identificar e problematizar a abordagem escolar acerca do saneamento básico, especialmente da água e do esgoto. Os dados acerca da situação do saneamento básico do município de Canoinhas-SC foram levantados através de pesquisa documental e bibliográfica, que norteiam os eixos da Educação Básica como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e as Propostas Curriculares, regional e estadual.
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