Art A abordagem de proporção simples em um livro didático de Matemática na ótica do campo conceitual multiplicativo

The simple proportional approach in a didactic book of mathematics from the point of the multiplicative conceptual field

  • Ernani Martins dos Santos Universidade de Pernambuco - UPE
  • Maria Carolina do Nascimento Silva Universidade de Pernambuco - UPE
  • Shirley Cabral da Silva Universidade de Pernambuco - UPE
Palavras-chave: Proporção Simple, Campo Conceitual, Multiplicação, Divisão

Resumo

No trabalho com a matemática escolar, épreciso compreender os diferentes conceitos nas variadas situações relacionadas àsoperações de multiplicação e divisão, para que se possadar real significado às suas estratégias de resoluçãode problemas matemáticos.Nessa perspectiva, a Teoria dosCampos Conceituaispropõe uma análise da aprendizagem conceitual no ensino de Matemática. Diante do que se espera para a aprendizagem da multiplicação e da divisão no 6º anodo Ensino Fundamental, tendo como referência a importância do livro didático e do seu caráter esquematizador de ações que envolvem a prática docente, tornou-se pertinente realizar uma análise da abordagem desses conceitos em livros-texto para a matemáticaescolar,tendo como foco as situações de proporção simples do Campo Conceitual Multiplicativo.Buscando analisar qualitativamente como se dá a abordagem do eixo das proporções simples no livro didático de Matemáticamais adotado pelas escolas públicas da Mata Norte de Pernambuco, caracterizamosnossa pesquisa como um estudo de caso.Os resultados apresentadostrazem reflexõessobre o quanto é necessário analisar livros didáticos,partindo de uma abordagem conceitual. Implicaçõeseducacionais são discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernani Martins dos Santos, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Psicologia Cognitiva. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares e Graduação em MatemáticaPró-Reitor de Graduação.

Maria Carolina do Nascimento Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Pós-Graduanda em Educação Matemática (UPE). Graduada em Matemática (UPE). Professora da Rede Pública no Município de Bom Jardim.

Shirley Cabral da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada em Matemática (UPE). Professora da Rede Pública no Município de Carpina.

Publicado
22-06-2019
Como Citar
DOS SANTOS, E. M.; DO NASCIMENTO SILVA, M. C.; DA SILVA, S. C. Art A abordagem de proporção simples em um livro didático de Matemática na ótica do campo conceitual multiplicativo. Aquila, n. 21, p. 153-165, 22 jun. 2019.
Seção
Artigos de Temática Livre