A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares

Field teacher's socio-educational and policy performance and the repercussions of his actions on school and ex-school relations

  • Renata dos Santos Xavier Sales
  • Alcione Sousa de Meneses Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Protagonismo Docente, Atuação Sociopolítica, Dialogicidade

Resumo

Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso por meio de pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseriada (atu-almente escola multiano) Nossa Senhora da Conceição, localizada no km 135 Norte, em Medicilândia. Mesmo com todas as dificuldades de acesso, falta de infraestrutura adequada, dentre outros problemas típicos das escolas no meio rural, a experiência docente analisada conseguiu desenvolver um significa-tivo envolvimento entre família e escola, professor e aluno. Observa-se ainda uma influência positiva dessas relações, a partir de uma espécie de fortalecimento mútuo entre escola/docente-famílias-estudantes nem sempre explícito no processo de ensino e aprendizagem e no ambiente da escola. Nis-so reside a importância do protagonismo docente para o fortalecimento da Educação do Campo, mes-mo em condições adversas ao ideal de educação escolar diferenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alcione Sousa de Meneses, Universidade Federal do Pará

Pedagoga. Mestre em Ciências Sociais. Professora da UFPA-Faculdade de Etnodiversidade, Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castag-na (org.). Por uma Educação do Campo. 4 ed. Petrópolis, RJ: VOZES, 2009.
BOCK, Ana Mercés, et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996.
CALDART, Roseli Salete (org); PEREIRA, Izabel Brasil; et.al. Dicionário da Edu-cação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Expressão Popular, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
____________. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1968.
GIROUX, Henry. Os Professores como Intelectuais. Rumo a uma pedagogia Críti-ca da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.
GODOY, Arilda Schimidt. Revista de Administração de Empresas. São Paulo: EAESP / FGV, 1995.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Trabalho Docente, Classe Social e Relações de Gê-nero. Campinas: São Paulo, 1997.
ROCHA, Maria Isabel, HAGE, Salomão Mufarrej (organizadores). Escola de Direi-tos: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010 (Coleção Caminhos da Educação; 2).
SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánches (org.). Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2000 (Coleção Questões da Nossa Época: v. 42).
Publicado
15-08-2020
Como Citar
DOS SANTOS XAVIER SALES, R.; SOUSA DE MENESES, A. A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. Aquila, v. 1, n. 23, p. 75-90, 15 ago. 2020.
Seção
Dossiê Temático