ART O REPENSAR TEMPELS: O QUE SIGNIFICA EDUCAR UM BANTU?

RETHINKING TEMPELS: WHAT DOES IT MEAN TO EDUCATE A BANTU?

  • BELITO VASCO FRANCISCO Universidade Licungo
Palavras-chave: Filosofia Africana, Ontologia, Educação, Bantu, Tempels

Resumo

O presente artigo aborda o Repensar Tempels: o que significa educar um Bantu? a partir das
contribuições educacionais tempelsianas no eixo da Filosofia Africana hoje. Pretende-se
reflectir sobre as tais contribuições educativas presentes na obra Filosofia Bantu. Vivemos
uma crise educacional recorrente que precisa de um reparo a partir das contribuições de
Tempels. A educação sendo um processo no qual a sociedade prepara seus membros para
vida futura, garantindo a continuidade e o desenvolvimento. Ela é dinâmica e procura
estratégias melhores para responder os desafios que a sociedade enfrenta na época.
Tempels, neste âmbito da educação, procurou generalizar o aspecto, provavelmente devido
às semelhanças que este povo falante de língua Bantu possui, bem como as formas de
transmissão dos valores nas culturas Bantu. A pesquisa parte da obra Filosofia Bantu de
Tempels, na qual ele expõe toda temática em volta da Ontologia como substrato de
compreensão.
Palavras-chave: Filosofia Africana, Ontologia, Educação, Bantu, Tempels.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BELITO VASCO FRANCISCO, Universidade Licungo

Licenciado em História e Filosofia pela Universidade Pedagógica UP (Beira), mestre em
Educação/Ensino de Filosofia pela mesma UP (Maputo) Moçambique, é docente de Filosofia
da Educação, Filosofia da História, Hermenêutica, Ética e Deontologia Profissional,
Antropologia Cultural, Introdução à Filosofia na UniLicungo - Quelimane e doutorando em
Filosofia

Referências

TEMPELS, Placide. Filosofia Bantu. Luanda, Ed. Faculdade de Letras – UAN,
2016.
Secundárias
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa do meu pai: a África na filosofia da
cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
CASTIANO, José P. Educar para Quê? As Transformações no Sistema de
Educação em Moçambique. Maputo, Ed. Imprensa Universitária – UEM, 2005.
CASTIANO, José P. Os Saberes Locais na Academia: Condições e
Possibilidades da sua Legitimidade. Maputo, Ed. Educar/CEMEC, 2013.
FOÉ, Nkolo. A questão do negro no mundo moderno. Sankofa. Revista de
História da África e de Estudos da Diáspora Africana. Ano IV, Nº 8,
Dezembro de 2011.
OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da ancestralidade: corpo e mito na
filosofia da educação brasileira. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007.
Publicado
01-09-2022
Como Citar
FRANCISCO, B. V. ART O REPENSAR TEMPELS: O QUE SIGNIFICA EDUCAR UM BANTU?. Aquila, v. 1, n. 27, p. 179-194, 1 set. 2022.
Seção
Artigos de Temática Livre