Art Neurociência, aprendizagem e ensino superior: abordagens de estudos que influenciam na prática acadêmica

Neuroscience, learning and higher education: study approaches that influence academic practice

  • Bárbara de Frias Leite UFRJ/IPUB
  • Clécia Cristina da Silva Souza CEFAC/RJ
Palavras-chave: Aprendizagem, Educação, Cognição, Fonoaudiologia Educacional

Resumo

A pesquisa de campo a seguir tem por objetivo trabalhar a estimulação cognitiva e implementar
abordagens de estudos para a aprendizagem e aprimoramento de funções executivas dos discentes; além
de compreender suas percepções acerca das dificuldades vividas na academia. O trabalho é de natureza
descritiva exploratória, qualitativa e quantitativa e a amostragem ocorreu no Centro Universitário
Redentor, faculdade do município de Itaperuna/RJ. Conclui-se que a estimulação cognitiva se apresenta
como base essencial ao suporte para estudos, bem como ao aprimoramento cognitivo, dado notório
aumento no desempenho acadêmico alcançado, reconhecido pelos discentes do presente estudo.

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Biografia do Autor

Bárbara de Frias Leite, UFRJ/IPUB

Bacharela em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Redentor, Itaperuna. Especialista em
neurociência aplicada à aprendizagem, UFRJ/IPUB. Especializando em neurociência aplicada aos
transtornos mentais, comportamentais e de aprendizagem, Centro de Formação Premium/Brasília.

Clécia Cristina da Silva Souza, CEFAC/RJ

Especialista em Linguagem, CEFAC/RJ – Brasil. Especialista em Educação Especial, UNIRIO/RJ –
Brasil.

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Publicado
02-04-2022
Como Citar
DE FRIAS LEITE, B.; DA SILVA SOUZA, C. C. Art Neurociência, aprendizagem e ensino superior: abordagens de estudos que influenciam na prática acadêmica . Aquila, v. 1, n. 26, p. 319-331, 2 abr. 2022.
Seção
Artigos de Temática Livre